fbpx

Culinária em São Paulo

4 de janeiro de 2020
O Viajante

Culinária em São Paulo não é algo que pode passar, se você está visitando a cidade, precisa saber tudo sobre esse assunto, e conhecer os melhores lugares!

Muitos acham que a terra da garoa é apenas de executivos engravatados e startups de jovens tecnológicos e bem sucedidos, o que é um grande engano, quem visita São Paulo, sabe que encontrará além de muita atração e divertimento em famosas baladas, ainda possui muitos passeios culturais, além de uma excelente gastronomia.

Repleto de restaurantes com chefs renomados, São Paulo, consegue dar uma volta ao mundo em relação a culinária, em apenas uma esquina, desde as famosas padarias, até os bistrôs cheios de artistas e pessoas em busca de boa comida, bom drink e muita diversão.

Porém, estes locais, reúne uma gastronomia de todo o mundo, o que não quer dizer que São Paulo não tenha sua culinária própria e é sobre isso que iremos falar hoje e demonstrar as delícias que só os paulistanos têm.

Culinária em São Paulo: Mercado Municipal de São Paulo

De sanduíches imperdíveis, temos pastéis a doces famosos no Mercado Municipal de São Paulo, localizado próximo à Rua 25 de março e o centro histórico da cidade, é possível encontrar turistas e moradores transitando entre barracas de frutas, comidas e muita gastronomia típica em um dos polos gastronômicos mais famosos do país.

Culinaria-em-Sao-Paulo
Culinária em São Paulo

Vamos iniciar falando dos lanches imperdíveis do famoso mercadão:

  • Sanduiche de mortadela: Gigantesco sanduíche de pão e muitas camadas de mortadela. É quase um sacrilégio passar por São Paulo e não experimentar uma vez este lanche. Um dos lugares mais frequentados dentro do mercado que fornecem o sanduiche é o Hocca bar, que possui várias versões, com frutas, queijos e outras delícias.
  • Pastel de bacalhau: Claro que pastel tem em qualquer lugar do Brasil, porém de bacalhau, raramente é visto e o do mercadão é uma verdadeira delícia. Não há como sair sem experimentar! Vendido em quase todas as lanchonetes do Mercadão.
  • Sanduiche de pernil: Pão leve, pernil fatiado e queijo derretido! A combinação perfeita com uma boa cerveja gelada!

O que comprar no Mercadão:

  • Frutas desidratadas: Há inúmeras barracas que vendem as laranjas, tangerinas e cerejas desidratadas que servem de acompanhamentos em cafés, doces ou drinks, onde além de dar um charme a mais, incrementam seu sabor.
  • Frutas cristalizadas: Muito famosas também no mercadão, há muitas pessoas que vão atrás destas iguarias. A Galeria do Bacalhau tem abacaxi, bananas, figos e laranjas.
  • Vinhos e seus acompanhamentos: Além de diversas adegas com vinhos nacionais e internacionais, há inúmeras barracas que vendem queijos, embutidos, amendoins em diversos tipos que são diariamente procurados por turistas e locais em busca destas delícias.

Verdadeiro almoço paulistano

Porém, como dissemos São Paulo, tem uma infinidade de restaurantes e culinária diferenciada e claro, que tem aquele preferido das famílias paulistanas na hora do almoço.

Virado à Paulista é uma combinação de arroz, tutu de feijão, ovo, couve e bisteca, e é aquele prato que mais parece um brasileirinho do que tipicamente regionalizado e não há quem visite São Paulo que não o experimente pelo menos uma vez.

Café da manhã em São Paulo

Tomar café da manhã em uma das milhares de padaria em São Paulo, é um verdadeiro evento. É possível ver reuniões familiares, de trabalho, comemoração de aniversário e até encontro de amigos saindo para algum compromisso profissional ou voltando de baladas do dia anterior.

O mais pedido do café da manhã é o pingado (café preto com leite pingado) e pão na chapa, com requeijão em cima. Muitos estranhos, já que o pão na chapa já tem sua sobrecarga de manteiga, que é quem fornece seu ar dourado, porém não sabe o quão incrível que fica quando vem carregado de requeijão sobre o pão quentinho.

Para dicas de famosas padarias podemos sugerir a Casa Santa Luzia, Confeitaria Paris, Dumont Casa de Pães, Empório Moema e a Le Pain Quotidien. Todas servem café da manhã e almoço, em sua maioria no esquema bistrô com delicatessen e padaria.

Itália em São Paulo

O bairro Bela Vista, mais conhecido como Bixiga, pode ser considerado a Itália dentro de São Paulo, por ter surgido com a imigração dos italianos e onde foi inaugurada até a primeira cantina verdadeiramente italiana, fundada por seus moradores.

Apesar de diversas pizzarias e casas de massas estejam espalhadas pela cidade, e é possível encontrar restaurantes saborosíssimos, é no Bixiga que é possível encontrar a pizza tradicionalmente italiana e paulistana.

Ir a São Paulo e não comer uma pizza, é como ir a Roma e não vero Papa, então já inclua este jantar em seu roteiro, e inclua um bom vinho para acompanhar.

Sanduiche Bauru

Considerado um dos lanches paulistas mais famosos, o sanduiche Bauru pode ser encontrado em diversos restaurantes e lanchonetes encontrados na cidade.

Composto de rosbife, picles, tomate e queijos variados (prato, gouda, suíço e estepe) derretido no pão francês sem miolo.

O sanduiche é quase um patrimônio cultura devido ao seu enorme sucesso e por isso, pode ser encontrado em diversas versões, onde pode mudar o pão ou até a proteína:

  • Bauru francês;
  • Bauru americano;
  • Bauru tradicional;
  • Bauru gaúcho;
  • Bauru italiano.

Em São Paulo, é possível ir da culinária japonesa, passando por um restaurante tipicamente nordestino, até a comida árabe apenas atravessando uma faixa de pedestre, devido a sua característica multicultural e tão buscada por tantos imigrantes em busca de novas oportunidades, que além de trazerem sua regionalidade, trazem experiências não aproveitadas em seus lugares de origem, seja de forma nacional, seja de forma internacional.

E por isso, conseguimos além de experimentar uma culinária tipicamente paulistana, em suas delícias e características, também aproveitar a grande gastronomia que esta cidade tão cosmopolita nos traz.