Home /Dicas para proteger sua casa enquanto viaja

Dicas para proteger sua casa enquanto viaja

Um dos pontos mais importantes quando você viaja é proteger sua casa. Independentemente de você morar sozinho ou com família, a segurança residencial é uma preocupação que deve ser sempre prioridade.

Um dos principais erros nesse sentido é não fazer uma boa avaliação de segurança com frequência. Se você realizar sempre testes e verificações com qualidade, poderá identificar qualquer ação ou movimentação fora do normal.

Além disso, contar com o auxílio de uma empresa de segurança eletrônica pode ser muito bom, porém, fora essa ajuda, existem outros detalhes que podem fazer a diferença.

Afinal, imagine chegar de uma viagem e descobrir que você foi assaltado, teve bens subtraídos e parte de sua residência deteriorada é uma péssima maneira de voltar de um ambiente que você buscava relaxamento e tranquilidade.

Por isso, é preciso ficar atento a uma série de detalhes importantes na hora de verificar se sua casa está em ordem antes de iniciar uma viagem.

Cuidados necessários antes de viajar

Um dos principais meios de evitar que aconteça qualquer coisa ruim com seu imóvel é a prevenção. 

Existem diversos detalhes que muitas vezes deixamos passar no dia a dia, o que acaba sendo negativo e possibilitando a ação de criminosos. Por isso, alguns pontos de atenção são:

Tranque as portas

Parece uma dica muito óbvia, mas muitas pessoas entendem trancar as portas como simplesmente fechar com chave os principais acessos da casa. Se você possui varanda ou um andar superior em sua casa, o ideal é que as tranque também.

Qualquer ação que impeça invasores de tentarem entrar na casa é válida. Muitas vezes, o acesso pelo andar superior acaba permitindo que um bandido tenha total liberdade na sua casa e com o conteúdo armazenado nela.

Ademais, se você possuir um portão de garagem, certifique-se de trancá-lo também, principalmente para garantir uma maior segurança e evitar os problemas citados anteriormente.

Quando todas as portas estão trancadas, mesmo que o criminoso tente prosseguir a invasão, arrebentando os trincos, o barulho que será feito pode acabar alertando os vizinhos, que rapidamente chamarão a polícia.

Vale lembrar que um bandido não quer ter trabalho com o assalto. Ele quer um processo rápido e simples, que garanta que ele irá subtrair seus bens e fugir sem chamar nenhuma atenção.

Por este motivo, muitas vezes o simples fato de todas as portas estarem trancadas acaba inibindo a ação de qualquer pessoa mal intencionada, que desiste de iniciar a movimentação em sua residência.

Alguns locais possuem portaria para condomínios, mas mesmo assim é melhor deixar todo o imóvel trancado, para evitar qualquer tipo de problema.

Aposte em segurança residencial

Embora o uso de câmeras de vigilância falsas acabam fazendo parte do conceito de segurança de muitas pessoas, o uso destes equipamentos acaba não sendo vantajoso, principalmente porque ele não inibe ações, uma vez que são facilmente identificáveis.

Além disso, as câmeras falsas não geram registro de atividades, e em caso de furto, você não terá nenhuma imagem que comprove a ação, ou que permita o reconhecimento de algum dos bandidos.

Hoje em dia, a tecnologia avançou muito, e existem formas até mesmo de avaliar este tipo de situação em seu smartphone. Por isso, investir em conceitos como a segurança residencial e a tecnologia de monitoramento são uma ótima maneira de ficar protegido.

Lembre-se que a instalação de sistema de segurança pode acabar sendo mais vantajosa a longo prazo, sendo um investimento de qualidade.

Tenha cuidado com as janelas

As janelas necessitam de um cuidado à parte. Isso porque são um alvo muito fácil para pessoas mal intencionadas tentarem invadir.

Por isso, o ideal é trancar todas as janelas, e se elas tiverem um acesso fácil externo, gradeá-las para impossibilitar a entrada, mesmo que o ambiente esteja destrancado.

Caso possa contar com serviços de portaria, é possível que eles verifiquem se você esqueceu alguma janela aberta antes de partir para a viagem de fato, garantindo assim uma maior tranquilidade.

Muitas pessoas deixam janelas de lado, principalmente por considerarem que elas são inalcançáveis. Entretanto, inúmeros casos de furtos e invasões a domicílio foram registrados utilizando janelas.

Corte galhos e faça a poda das árvores

Um grande facilitador de invasões em residências é o fato de as árvores terem uma proximidade maior com entradas de sua residência e não estarem podadas. Esse tipo de recurso acaba sendo muito útil em casas com área verde.

Isso porque quanto maior e menos podada a árvore estiver, ela não só é uma excelente maneira de tentar uma invasão, como oferece um esconderijo temporário.

Por isso, é importante antes de viajar que você ligue para a prefeitura local solicitando uma poda e garantindo assim muito mais tranquilidade quando estiver longe, uma vez que bandidos não terão o suporte necessário para conseguir invadir seu imóvel.

Todas estas ações se fazem necessárias, porque o número de assaltos a residências tem subido vertiginosamente. Esse tipo de ação criminosa, entretanto, não costuma ser feito sem precipitação.

Os bandidos precisam estudar o ambiente, ver como podem explorar da melhor forma possível as fraquezas em seu equipamento de segurança, o horário ideal para agir e diversos outros detalhes.

Esse tipo de ação é friamente calculada, analisando a área, os principais horários e dias em que não tem resistência para o ataque e diversos outros pontos, como:

  • Proximidade com vizinhos;
  • Sistemas de segurança automatizados;
  • Contato direto com autoridades;
  • Possibilidade de rastreio remoto.

Como manter sua casa segura?

Para garantir uma maior tranquilidade durante o período de sua viagem e para não ter surpresas desagradáveis depois do retorno, é necessário pensar em maneiras para garantir a segurança do seu imóvel.

Esse tipo de ação é quase um padrão popular, mas é preciso ter em mente que alguns detalhes podem realmente fazer a diferença para você. Sendo os principais:

Não fale de sua viagem

 A euforia e a sensação de querer divulgar para todos seus contatos que você realizará uma viagem não é incomum, mas é preciso tomar muito cuidado com este tipo de informação.

Isso porque você pode estar sendo observado, e um anúncio como este, garante um prazo para a ação dos bandidos. 

Por outro lado, a cautela garante que você poderá explorar completamente os ambientes, sem medo do que pode vir a acontecer.

Não deixe luzes acesas

Uma técnica muito comum é a utilização de uma lâmpada acesa para passar a impressão de que existe alguém dentro de casa. Embora esta técnica antiga ainda seja muito utilizada, ela é pouco eficaz.

Em primeiro lugar, quando um bandido está olhando para sua casa, ele consegue identificar o fato de que a luz permanece ligada, independentemente do horário do dia, e entenderá que se trata de um truque.

Além disso, a lâmpada ligada o tempo todo durante um período longo pode acabar tendo um impacto direto na conta de luz, gerando um gasto desnecessário.

Segurança extra

A instalação de um sistema de segurança é um adicional muito importante quando falamos de manter a casa protegida. Este tipo de equipamento pode ser muito útil e, dependendo do modelo instalado, é possível utilizar uma série de recursos modernos.

Cada vez mais, os avanços têm transformado a forma como as pessoas vivem no dia a dia, principalmente criando mecanismos de segurança para que sua casa fique mais protegida. Então, um sistema de segurança eletronica pode ser uma grande adição.

Trata-se de elementos importantes como iluminação, equipamento de gravação e outros detalhes que podem ser acessados remotamente, permitindo que você controle tudo, simplesmente, com um smartphone e conexão com a internet.

Neste caso, não importa para onde você tenha ido viajar, ficará muito mais seguro de que sua casa está em ordem. Caso verifique alguma movimentação estranha, você já estará com o dispositivo para se comunicar com a polícia em mãos.

Por fim, até mesmo itens adicionais podem fazer a diferença, como é o caso dos sistemas de detecção de fumaça, para impedir outros inconvenientes, além de roubos.

Suspenda serviços de entrega

Muitas pessoas ainda possuem serviços diários ou semanais de entregas, como revistas e jornais. Esse tipo de serviço acaba deixando próximo a entrada da casa o objeto, para que seja recolhido pelo cliente.

Muitos bandidos acabam se aproveitando dessa situação, identificando imóveis com vários destes produtos soltos para sinalizar que a casa está vazia, iniciando assim um processo de invasão e furto de bens.

Por isso, o ideal para garantir sua segurança é entrar em contato com a empresa responsável pelas entregas e avisar que você gostaria de suspender ou cancelar o serviço.

Algumas empresas possuem códigos específicos para pessoas que vão viajar. Assim, você não receberá o material sem estar em casa, não correndo o risco disso se tornar um chamariz para pessoas mal intencionadas

Considerações finais

Viajar é um momento de paz, tranquilidade e relaxamento. Uma quebra de rotina que funciona de maneira a aliviar o estresse e a tensão.

Justamente por isso, é importante que você tenha a tranquilidade de voltar para sua casa sem encontrar nenhum tipo de surpresa ou prejuízo material e financeiro.

Então, possuir equipamentos de segurança eletronica acaba sendo uma forma muito vantajosa de se proteger. Lembre-se, o cuidado com o imóvel deve ser total, para garantir que você fique tranquilo em seu período de ausência.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.