Home /Entenda a importância do turismo de eventos para a economia

Entenda a importância do turismo de eventos para a economia

O turismo de eventos é uma modalidade que tem aquecido, cada vez mais, o mercado de viagens como um todo. Isso porque um grande evento, contando com uma boa estrutura, organização e divulgação, acaba atraindo muito mais público para o local.

Além disso, o turismo de eventos serve como uma importante ferramenta para impulsionar o turismo local. Afinal, para que os participantes do evento fiquem confortáveis, é necessário que seja investido dinheiro em itens como:

  • Alimentação;
  • Hospedagem;
  • Transporte;
  • Guias locais.

Esses elementos são fundamentais para qualquer visitante, uma vez que os eventos normalmente acontecem apenas durante um período do dia, então é preciso pensar em toda a estrutura e comodidade para conseguir aproveitar o local.

Muitas empresas podem se beneficiar com esse tipo de ação, por exemplo, as de locação de ônibus, até porque é possível fechar traslados do local de chegada até o evento, ou do hotel até o evento, e vice-versa.

Mas para ficar mais claro, entenda com detalhes do que se trata o turismo de eventos!

Afinal, o que é turismo de eventos?

Enquanto o turismo de negócios lida com eventos corporativos, como reuniões, simpósios e conferências, o turismo de eventos lida com diversos tipos de atividades, incluindo tanto festivais culturais, grandes eventos sazonais e de entretenimento.

Sobre o foco principal do texto, o turismo de eventos, ele é capaz de movimentar a economia do país que receberá os visitantes. É o caso, por exemplo, de Copas do Mundo e Olimpíadas, eventos de caráter mundial, que atraem milhares de espectadores..

Tendo isso como base, é necessário dizer que eventos tendem a criar fomento mercantil, uma vez que os turistas passarão um tempo na cidade e terão um impacto direto no mercado local.

Financeiramente, esse modelo de turismo também tem um impacto muito maior. Isso porque turistas de eventos costumam gastar em média muito mais do que um turista de lazer.

No turismo de lazer, as pessoas normalmente vão buscando uma experiência divertida e relaxante, então tendem a passar mais tempo dentro do hotel descansando e aproveitando os benefícios do local, ou conhecendo museus e pontos turísticos, normalmente gratuitos.

Já o turista de eventos utiliza toda a estrutura da cidade para o período em que está ali. São muito mais visitas a restaurantes, estabelecimentos comerciais, lojas e shoppings, bem como outros locais.

Brasil: como criar esses eventos?

Por conta de uma série de eventos folclóricos regionais, o Brasil é muito farto em experiências para turistas, sendo uma localização muito procurada por pessoas de outros países que querem conhecer a cultura e as experiências.

Além disso, a parceria entre os setores público e privado também é responsável por grande parte das atividades que acontecem ao longo do ano em uma cidade. Por isso, se houver o incentivo correto, é possível criar grandes eventos, que atrairão um enorme público.

Inclusive, é preciso ficar atento com o planejamento tributário e fiscal, para não ter nenhuma surpresa com o evento já em estágio avançado.

Eventos sazonais

Dentre os eventos sazonais, podemos destacar o Carnaval e o Ano Novo. Estas duas datas atraem pessoas do mundo inteiro para o Brasil.

O carnaval é um evento singular, uma vez que não há nada no mundo que se equipare a estrutura e tamanho do evento.

Desde os carnavais de rua, com blocos e trios elétricos, até os tradicionais desfiles das escolas de samba, todos os anos milhares de turistas buscam os locais de maior destaque para terem a possibilidade de uma experiência única.

A quantidade de profissionais contratados para conseguir dar conta de um evento do porte do carnaval brasileiro é imensa, o que ajuda ainda mais a economia nacional, gerando novos subsídios e aumentando as possibilidades.

A utilização de brindes, como mochilas personalizadas para empresas, fantasias para a época, entre outros, pode ajudar a criar uma experiência única para esse tipo de evento, além de também melhorar o âmbito econômico.

Já o ano novo, principalmente em cidades com praia, é um evento à parte. A queima de fogos é espetacular, o que também atrai um número imenso de turistas para viverem esse momento.

Dentre os eventos relacionados a esportes e músicas, grandes festivais podem atrair um número gigantesco de fãs do mundo inteiro, ávidos para acompanharem seus atletas ou artistas favoritos.

Quais são os impactos do turismo de eventos?

Em um tom geral, tanto especialistas quanto organizadores concordam que os impactos do turismo de evento são muito positivos. 

Eles servem como um chamariz para turistas de todo o mundo conhecerem um determinado local, aumentando as oportunidades de comércio e lucro.

Algumas empresas trabalham sua imagem em eventos, utilizando, por exemplo, necessaires personalizadas para brinde para serem lembradas mesmo após o evento.

Porém, ao sairmos do escopo financeiro, é preciso ter uma série de cuidados para evitar  desgastes. Isso porque um evento de grande porte traz uma mudança considerável no padrão da cidade.

Impacto ambiental

O excesso de turistas gera um forte impacto ambiental, principalmente com relação ao descarte de resíduos e utilização de recursos naturais. 

Por isso, é necessário que os profissionais responsáveis pela produção do evento estejam todos atentos a essas questões.

Cuidado com a comunidade local

Além disso, é fundamental que o evento não desgaste a comunidade local. Essas pessoas serão as maiores afetadas por um festival ou espetáculo, e sua insatisfação pode acabar impedindo que edições posteriores venham a acontecer.

Por isso, criar incentivos para que a comunidade participe ativamente do festival, seja através da geração de empregos, oportunidades de comércio e outras formas de interação, é um dos melhores meios de conquistar o carinho local.

Além disso, organização é fundamental. É preciso que os colaboradores estejam com uniformes personalizados para eventos, principalmente para facilitar a identificação, por exemplo. Então já sabe, mantenha a comunidade uniformizada!

Cuidados necessários no turismo de eventos

De um modo geral, os impactos do turismo de eventos afetam diretamente muitas áreas, como as artes, costumes, rituais e até mesmo as próprias comunidades. Então, tornar essa experiência positiva ao enaltecer a cultura local é um passo fundamental.

Social

Durante esse tipo de evento é necessário estar atento a três pontos: turista, anfitrião e a relação que existe entre os dois.

Isso porque o turista é aquele que busca a experiência do evento, e com a vontade de interagir com os locais. Já o anfitrião é aquele que acolhe o turista. A relação entre os dois pode ter diversos pontos, sendo o principal a troca de experiências.

Diferente das finanças, onde uma empresa de stand para eventos pode saber seu lucro, o impacto sócio-cultural é muito difícil de quantificar, ficando à mercê daqueles que quiserem divulgar suas experiências e as sensações que tiveram durante o evento.

Um grande indicador social de que houve sucesso nesse meio de turismo é quando o orgulho regional começa a transparecer. Quanto melhor for um evento e sua população se satisfazer, maiores as chances de evolução nesse diálogo.

Político

Já os impactos políticos podem ser bastante variados. Um evento que atraia turismo internacional para um determinado país ou local, acaba colocando esse cenário em evidência no mundo inteiro, o que pode ser uma excelente oportunidade de conseguir bons acordos.

Entretanto, em um país com uma política fragilizada, um evento desse porte pode fazer com que os governantes percam credibilidade internacional, além de gerar danos na imagem do local.

Por isso, é importante garantir que haja um bom controle, principalmente para conseguir compreender toda a potência que pode ser encontrada em um grande evento. É preciso que tudo seja feito com cuidado e atenção, para que os resultados sejam positivos.

Então, antes mesmo de acertar todos os detalhes do evento, por exemplo, o aluguel de tendas, é necessário avaliar os pontos sociais e políticos da região que vai receber a festividade, bem como os turistas.

Considerações finais

O impacto do turismo de eventos para uma região é inegável. Inclusive, esse formato tem ajudado no desenvolvimento socioeconômico de um país, uma vez que as estruturas criam diversos benefícios, como a produção de empregos, aumento da comercialização de produtos locais e um maior intercâmbio cultural.

Entretanto, para que os eventos sejam bem sucedidos, é preciso que se movimentem diversos agentes entre o poder público, engajamento privado e comunidade. Então, quando bem produzido, o turismo de eventos pode ser um grande benefício para o local.

Agora, com todos os detalhes bem explicados e definidos, ficou fácil entender os benefícios, bem como os cuidados necessários na produção e organização de um evento com o foco em turismo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.