Home /Transporte aéreo de encomendas: como funciona e as vantagens

Transporte aéreo de encomendas: como funciona e as vantagens

O transporte aéreo de encomendas é uma modalidade que ainda é pouco usada no Brasil, país que tem grande parte de sua logística de transporte concentrada no esquema rodoviário.

Antes, o transporte aéreo só entrava em um planejamento se houvesse muita urgência em uma entrega, sendo quase nula sua participação no mercado.

Mas esse quadro vem mudando aos poucos, uma vez que as vantagens desse método logístico têm se provado cada vez maiores e melhores. 

Embora o senso de urgência ainda seja determinante para a utilização desse modelo, cada vez mais pessoas estão optando por este transporte.

Isso porque todos os elementos relacionados ao transporte aéreo possuem uma série de benefícios. Até mesmo a limpeza de aviões é otimizada para levar o menor tempo possível entre uma viagem e outra, acompanhando a agilidade do serviço de transporte.

Vale lembrar que o transporte aéreo já tem crescido em popularidade em outros países, até mesmo para o envio de objetos pessoais.

As mercadorias podem ser enviadas em aeronaves próprias ou nos porões de aviões de passageiros, tanto em voos nacionais quanto internacionais. Isso confere uma série de benefícios logísticos para acelerar o processo de transporte.

Quais as vantagens do transporte aéreo?

Alguns pontos se destacam na hora de escolher o método de transporte de suas mercadorias. Embora ainda existam muitas opções usando a malha viária, cada vez mais os benefícios do transporte aéreo têm pesado na escolha.

Agilidade na entrega

Talvez o principal argumento a favor do transporte aéreo, a agilidade na entrega é sem igual. Quando você tem pressa em entregar ou receber uma mercadoria, nenhum outro método consegue um tempo de transporte tão rápido.

Isso torna o método aéreo ideal para transporte de produtos perecíveis ou com data de validade muito curta, pois garante que o item chegará em seu destino com a mesma qualidade que se tivesse sido comprado em uma loja física.

Por isso, para otimizar sua gestão de entregas é importante contar com um serviço de qualidade e confiança, que ofereça bons recursos.

O transporte aéreo possibilitou, inclusive, que esse tipo de estabelecimento com produtos de rápido consumo pudessem entrar na internet e trabalhar com e-commerces, ampliando o espaço de vendas e de utilização.

Maior segurança

Tanto o transporte viário quanto o marítimo podem estar sujeitos a intempéries de clima e tempo, além do risco de assaltos e de acidentes.

Todos esses problemas podem acabar ocasionando na perda de produtos e até mesmo em risco de vida para os profissionais transportadores.

Pela segurança extensa utilizada em aeroportos, o transporte aéreo acaba se tornando uma opção muito mais segura, tanto na questão de acidentes, que são muito mais raros e possuem um risco quase zero de acontecer, quanto de furtos ou roubos.

Um importador de peças para empilhadeiras, por exemplo, ficará muito mais seguro se contar com a qualidade de entrega de um serviço aéreo, principalmente pelo longo espaço que essas peças costumam viajar entre o fornecedor e o destino.

O alto controle de embarque e desembarque realizado para os passageiros é o mesmo no processo das cargas, tornando esse o método mais seguro de utilização de meios de transporte.

Prazos confiáveis

As companhias aéreas estão constantemente adiantadas em seus cronogramas. Isso é feito para evitar ao máximo que os vôos atrasem mesmo no caso de algum problema acontecer, como uma pane mecânica ou mau tempo.

Por isso, contar com esse cronograma para a entrega de um produto garantirá o melhor resultado possível, tanto para você quanto para a pessoa que receberá, uma vez que dificilmente o produto sairá da rota de entrega e atrasará.

Em casos de produtos que devem chegar o quanto antes, como mascaras de tecido, contar com o prazo eficiente de um serviço aéreo é fundamental.

Inclusive, as empresas aéreas têm um controle rígido quanto a isso, o que beneficia as transações que dependem deste modelo de transporte.

Área de abrangência

Por conta da rapidez e da capacidade de atravessar longos espaços, a área do transporte aéreo acaba sendo muito maior que suas contrapartes. É possível alcançar destinos muito mais distantes.

Sendo assim, é possível enviar produtos para:

  • Cidades;
  • Outros estados;
  • Países próximos;
  • Destinos transcontinentais.

Os únicos limites para o transporte são questões legais que impeçam o avião de chegar a seu destino, como bloqueios governamentais.

Além disso, locais que antes eram inacessíveis acabam se tornando novas possibilidades de transações.

Muitas empresas de transporte e movimentação de cargas são limitadas ao território nacional, mas esse não é o caso das empresas de transporte aéreo, que conseguem chegar em locais muito mais distantes.

Conservação do produto

Por ter uma agilidade maior no transporte, a carga fica menos tempo se deteriorando em depósitos ou centros logísticos. Isso permite que a pessoa receba o produto em um excelente estado de conservação, além de evitar problemas com a entrega.

Isso porque quanto menos tempo o produto passar em trânsito, menores serão as chances de ele ser extraviado no transporte, impedindo assim que se gere insatisfação para o cliente e prejuízo financeiro para a empresa.

Alguns produtos precisam de cuidados especiais, como é o caso de um fornecedor de papel toalha e higienico. Por isso, quanto menos tempo estes itens passarem guardados, menores as chances de sofrer alguma intempérie do tempo, como umidade ou mofo.

Investimento em segurança

Embora em um primeiro momento o transporte aéreo pareça ser um método mais caro, principalmente com relação ao frete, ele possui diversas vantagens que acabam por contrabalancear esse aspecto.

Um dos principais é o baixo custo com seguro de carga. Isso porque como o período que a carga passa a bordo do avião é menor, e as chances de roubo e furto também, os custos relacionados a segurança e garantia para o item transportado caem drasticamente.

Empresas de segurança patrimonial monitoram toda a movimentação em aeroportos, garantindo assim não só a segurança dos usuários, mas também dos produtos que ali estão aguardando o transporte.

Documentação mais simples

A burocracia para o despacho de produtos através do transporte marítimo é um dos maiores complicadores desse modelo. Na malha viária, também existe uma boa parte de documentação necessária que pode acabar atrasando entregas.

Esse tipo de documentação no transporte aéreo é muito mais simples e facilitado, permitindo que você resolva esses problemas legais de forma rápida e consiga dar sequência ao trabalho sem nenhuma complicação.

Estoques reduzidos

Ao contar com um serviço de transporte aéreo, você acaba agilizando não só a entrega de um produto, mas todo o processo logístico. Pensando nisso, é muito mais fácil ter um estoque menor e rotativo, do que guardar grandes quantidades de um produto.

Reduzir o tamanho de um estoque significa também reduzir custos e aumentar a produtividade de uma empresa, uma vez que você não precisará deixar nenhum item guardado em estoque.

Além disso, empresas de transportes aéreos costumam ter regras para embalagens menos pesadas, por conta do tipo de transporte realizado. Nestes casos, o gasto com embalagens mais elaboradas acaba sendo desnecessário.

Você pode manter em sua empresa um estoque de caixa pallet papelão já produzido propriamente para este tipo de transporte, por exemplo.

Rastreio de cargas

A maioria das empresas de transporte aéreo oferecem a possibilidade de rastrear a carga através de plataformas digitais, bastando o acesso a um equipamento com internet para você identificar exatamente onde o produto se encontra.

Isso permite que você tenha muito mais segurança durante todo o processo, além de facilitar a comunicação com quem irá receber o produto, uma vez que em caso de dúvidas você poderá passar uma localização exata para maior tranquilidade do cliente.

Cuidados para utilizar o transporte aéreo

Mesmo com as diversas facilidades que esta modalidade apresenta, é preciso tomar alguns cuidados em especial para evitar qualquer tipo de transtorno durante a operação.

Por isso, é importante ficar muito atento aos protocolos de segurança e pré-requisitos tanto do aeroporto de partida quanto o de chegada, incluindo até mesmo uma inspeção mais minuciosa antes de colocar os produtos no processo de embarque.

No caso de produtos grandes, é preciso identificar o peso com propriedade, uma vez que os produtos são colocados nos aviões de forma específica, para evitar qualquer tipo de problema com a estabilidade do voo.

Se não houver um controle pesado nestes detalhes, os erros podem ocasionar uma série de problemas tanto para os produtos quanto para o avião. Isso porque um problema de estabilidade pode reduzir o desempenho do voo e até mesmo causar um acidente aéreo.

Se todos os cuidados forem tomados, entretanto, você conseguirá aproveitar bem as vantagens desse tipo de operação.

Considerações finais

Apesar de ainda estar iniciando aqui no Brasil, a tendência é que cada vez mais empresas optem pelos serviços do transporte aéreo, uma vez que ele oferece uma série de vantagens em cima de seus concorrentes.

Por isso, estar adiantado e identificar as melhores opções no mercado é um excelente meio de tomar a dianteira e se tornar um líder no mercado, conforme mais pessoas iniciarem a utilização desse tipo de serviço.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.