Viajar para Luanda: conheça os principais destinos turísticos

7 de outubro de 2020
O Viajante

Você sabe quais são os principais destinos turísticos em Luanda? A capital de Angola é uma cidade grande, robusta e que começa a se tornar cada vez mais turística nos últimos anos. Isso porque o turismo, como um todo, vem crescendo no país africano, desde o fim da sua guerra civil em 2002.

Atualmente, para entrar em Angola, os turistas brasileiros precisam de visto, além de vacina contra a febre amarela. No entanto, nenhum dos dois procedimentos é um impedimento para poder conhecer o país africano, especialmente a sua capital, que é riquíssima em história e com um povo muito receptivo.

Quer conhecer os principais destinos turísticos em Luanda? Então siga a leitura abaixo!

Viajar para Luanda: conheça os principais destinos turísticos

5 principais destinos turísticos em Luanda

1. Fortaleza de São Miguel

A Fortaleza de São Miguel é um prédio com mais de 500 anos de história que fica localizado em Luanda. Originalmente, era o centro administrativo quando Angola era uma colônia portuguesa. Por causa disso, tem uma história negativa: era um dos centros de negociação de africanos escravizados que iam para os EUA ou para o Brasil.

Atualmente, localizada perto dos melhores hotéis em Luanda, a Fortaleza foi reformulada e hoje é o Museu das Forças Armadas de Angola. Além de poder ver uma exposição militar, ainda é possível aprender bastante sobre a guerra civil travada no país nas últimas décadas.

2. Cabo Ledo

O Brasil é um país com ótimas ondas para a prática do surf, mas Angola não fica atrás. O país africano tem algumas das melhores ondas da África no Cabo  Ledo. Há quase 2 horas de carro do centro de Luanda, o Cabo conta com ondas absolutamente arrebatadoras, além de algumas praias mais tranquilas para quem só quer relaxar. Além disso, para os amantes da natureza, há ali uma boa oportunidade de observação de aves nativas.

3. Parque Nacional Kissama

Entre o Cabo Ledo e Luanda está parte do Parque Nacional Kissama. Com 12 mil quilômetros quadrados, é uma das maiores reservas naturais da África e um verdadeiro santuário para os elefantes.

Por isso, a entrada de turistas é controlada no parque, com muitas agências de turismo vendendo pacotes específicos para permitir que os turistas possam ver os animais de perto no evento.

4. Museu Nacional da Escravatura

Como mencionado anteriormente, muitos angolanos foram escravizados e vendidos para fazendas que ficavam no Brasil, nos EUA e em outros países das Américas. Por isso, a escravidão deixou uma cicatriz enorme na sociedade angolana.

Dessa forma, o país possui um Museu Nacional da Escravatura para tentar lidar com esse trauma coletivo da melhor forma possível. Todos os turistas precisam passar pelo museu para poder conhecer mais dessa experiência.

Para nós, brasileiros, que estivemos intimamente ligados a essa situação, a visita pelo museu é uma experiência transformadora, pois é possível aprender sobre a escravidão de uma maneira que não é ensinada nas escolas.

5. Museu Nacional de Antropologia

Outro importante museu localizado em Luanda é o Museu Nacional de Antropologia. Localizado no bairro Coqueiros, o museu tem como objetivo retratar todo o acervo arqueológico sobre o povo angolano, incluindo os muitos grupos étnicos rurais. A visita guiada do museu permite conhecer mais das atividades desses grupos e se aproximar mais da cultura de Angola no geral. Por isso, essa é uma daquelas atividades que não podem ficar de fora de um passeio desses.

Esses são os principais destinos turísticos em Luanda e que não podem faltar no seu roteiro quando for viajar para Angola. Agora é se adequar para a viagem, emitir todos os documentos necessários e se preparar para quando os aeroportos voltarem a abrir. Enquanto isso, vale a pena curtir alguns filmes e canais de YouTube sobre o país para se acostumar com a cultura local.

E aí, se interessou em conhecer Luanda? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!