Dubai | Tudo que você precisa saber 2020

4 de janeiro de 2020
O Viajante

Dubai, é a cidade mais populosa dos Emirados Árabes e, também, a mais famosa da região. Conhecida por ser extremamente desenvolvida, apesar de ser relativamente nova, a cidade possui atrativos que vão desde shoppings luxuosos e uma vida noturna bem agitada, até suas obras grandiosas com enorme apelo turístico.

A cidade que é conhecida pelo tamanho de seus prédios, pela diversidade de seus restaurantes e pela riqueza de seus Sheiks, possui, nada mais nada menos, que mais de 100 recordes no Guinness Book.

Conhecida como a cidade do turismo de luxo e da ostentação, Dubai possui verdadeira fascinação por isso. Lá você encontrará hotéis luxuosíssimos, que já são uma atração por si só. Inclusive, se você acha que o ápice de um hotel é a qualificação 5 estrelas dele, em Dubai você poderá ficar num hotel 7 estrelas. Isso mesmo, sete estrelas.

Localização de Dubai

Dubai fica na costa do Golfo Pérsico, praticamente no nível do mar. A cidade está situada dentro do deserto da Arábia, por isso, quando pensamos na viagem, devemos levar em consideração as altas temperaturas do local e por esse motivo, a alta temporada ocorre quando o clima é mais ameno, ou seja, entre novembro e abril.

Iremos separar aqui alguns lugares que o visitante não pode deixar de conhecer, lembrando que o intuito é ajudar a montar um roteiro, seja ele de 1 dia, 5 dias ou até mais.

O que fazer em Dubai?

A primeira dica, que é sempre útil, em vários lugares do mundo, pra quem tem pouco tempo e quer ter, pelo menos, uma visão rápida dos principais pontos turísticos da cidade, é pegar o famosos ônibus de sistema hop-on/hop-off.

Outra coisa que pode ser feita, se tratando de visitar os principais pontos turísticos e em pouco tempo, em Dubai, é setorizar os passeios. Ou seja, se você dividir a cidade por áreas, poderá de forma mais rápida, ter essa visão geral dos pontos turísticos. No caso de Dubai, concentre sua divisão nas seguintes áreas:

  • Downtown Dubai;
  • Dubai Creek;
  • Palm Jumeirah; e
  • Orla de Jumeirah Beach.

Acompanhe as dicas que podem ser aproveitadas:

The Palm

Esse que é considerado o maior arquipélago artificial do mundo, é uma área de casas de veraneio. O arquipélago também é famoso por ser o local onde se encontra o famoso Resort Atlantis The Palm.

Uma boa forma de se ter a noção do tamanho, dos detalhes e da grandiosidade do arquipélago, é dando uma volta de monorail. Seja para chegar ou para retornar ao continente.

O resort, apesar de ser uma réplica do hotel mais conhecido de Bahamas, não poderia deixar de ser maior que o original. Como já dissemos, tudo é muito grande em Dubai, e aqui não seria diferente.

Se você quiser conhecer o hotel, fique atento para o local de entrada. Como já dissemos, os hotéis da cidade viraram pontos turísticos também e, por esse motivo, ele tem uma entrada específica para os turistas visitantes, diferente da entrada dos hóspedes.

No local, será possível encontrar um grande complexo de entretenimento, onde você poderá escolher entre um dos seus 15 restaurantes, optar por conhecer o seu parque aquático, inspirado na cidade perdida de Atlântida, ou até mesmo tentar unir um pouco dos dois, visitando o restaurante Ossiano, que é todo revestido por um aquário gigante, que também faz parte do complexo do hotel.

Burj Khalifa

Conhecido como o prédio mais alto do mundo, com 828m de altura e 160 andares, este é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e um dos  principais símbolos de riqueza, onde você terá uma visão da cidade do alto de um dos seus mirantes. Um no 124º andar e outro no 148º.

Agora, se você está pensando: quanto tempo eu vou levar para chegar no topo do prédio, já que são muitos andares? Primeiro você precisa saber que ele possui 57 elevadores e depois que nele há o elevador mais rápido do mundo. Portanto, não se preocupe com o tempo para chegar aos mirantes. Inclusive, o elevador é tão rápido que você dificilmente conseguirá acompanhar a passagem pelos andares do prédio. 

O ideal é visitar o local num dia de céu aberto e sem neblina, para isso tente consultar os apps de previsão do tempo, tendo em vista que, comprando antecipadamente, o valor do passeio sai três vezes mais barato que comprando no local, no dia da visitação.

Quanto ao melhor horário para conhecer a área, o ideal é que seja no do final da tarde para ver o pôr do sol, porém fique atento ao valor, já que este período é o que possui o ticket mais caro para a atração.

Os valores variam de acordo com horário de visitação e compra antecipada on line ou no local e entrada com fila e sem fila.

O ingresso para o At The Top da acesso aos andares 124/125. Se você quer ir ainda mais alto e visitar o segundo, e mais recente mirante, precisará pagar uma outra taxa.

Saindo do Burj Khalifa não deixe de conferir o show das fontes de Dubai. Um show de águas dançantes, que lembram os shows das fontes do Bellagio Resort, em Las Vegas. Aproveite para se divertir com essa atração gratuita e divertida ao som de várias músicas.  O show acontece entre as 18:00h e 23:00h, a cada 30 minutos.

Dubai Marina

Conhecido por ser um dos lugares mais badalados de Dubai, essa área é também a área mais nobre da cidade, onde os milionários atracam seus brinquedinhos marítimos. Além disso, essa marina também é um dos destaques dos livros de recordes, já que é a maior marina artificial do mundo, onde a água do canal vem do Golfo Pérsico.

Caminhando pela Marina, você passará pelo The Walk, uma área próxima a praia onde será possível encontrar um verdadeiro shopping a céu aberto. Lá você poderá fazer compras, tomar um café ou até mesmo fazer uma boa refeição em um dos seus vários restaurantes. Para criançada, ainda há um parque de diversões.

É na região da marina de Dubai que você verá o famoso prédio contorcido, que lembra a estrutura de um DNA.  

Souks

São os famosos mercados da cidade. Pode ser fechado ou a céu aberto, porém, dizem que só pode ser considerado um Souk, o mercado cuja estrutura é feita por vigas de madeira.

Os principais da cidade são os mercados de especiarias, ouro e de tecido.

Os Souks ficam em Almedina, ou seja, localizados mais próximos ao centro da cidade. É como se você saísse de uma cidade futurística e parasse em uma cidade real.

Dubai Mall

É o maior shopping do mundo! O Dubai Mall possui lojas para todos os gostos e para satisfazer o consumismo de todos que o visitam. São 1200 lojas,  um hotel, 22 salas de cinema, 160 fast foods, 120 restaurantes, uma pista de patinação e o Aquário de Dubai. Tudo isso dentro de um único shopping.

O Aquário possui mais de 33.000 animais marinhos, sendo considerado um dos maiores do mundo. O aquário ocupa os dois andares do shopping, e para começar o passeio, será necessário passar pela esteira, dentro de um túnel de 48m, de vidro, cercado de animais para todos os lados. O sentido é de estar dentro do aquário.

Além do Aquário, é possível também encontrar no shopping, o Ski Dubai, a maior área indoor para prática de ski do mundo, com 22.000 metros quadrados o complexo dispõe de pistas de vários níveis, atividades para todas as idades, visitação a pinguins, entre outras. Além disso, existem lanchonetes e restaurantes dentro da estação, não sendo necessária a saída para alimentação.

Praias de Dubai

Por estar localizada na margem do Golfo Pérsico, a cidade apresenta uma variedade de praias, com água límpida, além de ter orla com uma infraestrutura excepcional. E antes que você pense: mas como vou usar roupa de banho nos Emirados Árabes? Não se preocupe com isso. Todos usam roupas de banho normalmente.

Algumas praias são particulares, e estão localizadas na área dos hotéis. Entretanto, existem várias outras de área pública, então aproveite para acabar com o enorme calor de Dubai, dê um mergulho em uma das praias da região, com destaque para a Jumeirah Beach, que é separada por trechos e os trechos mais famosos são os de Sunset Beach, Kite Beach e Burj Al Arab Beach.

Dubai Miracle Garden

O maior jardim de flores do mundo não poderia deixar de ficar em Dubai. Esse parque possui milhões de tipos de flores, que são dispostas de forma decorativa e temática, tornando-se uma atração agradável para todas as idades.

É possível, ainda, admirar a maior escultura de flores do mundo. A escultura é uma réplica de um Boeing A 380 da Emirates, todo feito de flores.

Aproveite o passeio para fazer belas fotos e desfrutar destes jardins imensos no meio do deserto.

IMG Worlds of Adventure

Para quem adora parques de diversão e muita adrenalina, esta atração não pode ficar de fora do roteiro de Dubai. Considerado o maior parque de diversões indoor, do mundo, o parque possui temáticas diversas, separadas por áreas como, por exemplo, a Marvel Zone.

O parque possui atrações para todas as idades e, tudo isso, no fresquinho do ar condicionado. Como a maioria dos parques, ele possui um sistema de ticket, a parte, que garante um “fura filas”, o que é muito útil, para quem quer conhecer o local, porém tem poucos dias na cidade.

Deserto

Para fechar as dicas, não poderíamos deixar de falar do deserto de Dubai, que possui um dos passeios mais procurados pelos turistas que irão visitar a cidade.

O preço para o passeio pode variar bastante, pois dependerá do pacote fechado, onde as opções são bem variadas, sendo possível fazer um tour 4×4, um safari pelo deserto, passando por jantares com pôr do sol no meio das dunas ou até um passeio de balão no nascer do dia.

Se você optar por ficar na região, em um dos hotéis, provavelmente encontrará mais opções personalizadas.

Definitivamente, Dubai, é uma cidade para todo tipo de bolso e de idade, seja para pessoas que buscam algo mais calmo ou para aqueles que buscam diversão 24h por dia.