Hostel x Hotel: conheça as diferenças e saiba qual o ideal para você

Quem gosta de viajar sabe o quão importante é escolher o meio de hospedagem ideal. Por isso, mais do que saber se a diferença entre um hostel e hotel, é necessário buscar por boas experiências, que farão da viagem única.

Inclusive, muitas pessoas priorizam o conforto e bem-estar antes de qualquer coisa – até mesmo do preço. No entanto, conciliar um valor justo com uma hospedagem agradável é o sonho de todo viajante.

Mesmo com a grande diversidade de estabelecimentos para quem vai viajar, os hostels e hotéis ainda são consideradas as opções mais vantajosas, pois são capazes de oferecer uma boa experiência por um preço acessível, dependendo das necessidades.

Por esse motivo, o artigo de hoje vai mostrar um pouco mais sobre as diferenças entre hostel e hotel, além de ter ajudar a escolher a hospedagem ideal para a sua viagem.

Ficou interessado(a)? Então, acompanhe o texto!

O que é um Hostel?

Também conhecido como albergue, o hostel é uma alternativa de hospedagem mais barata do que os hotéis, tendo como principal característica o compartilhamento de quartos e espaços coletivos por diferentes pessoas, de ambos os sexos.

É uma opção muito vantajosa para quem viaja sozinho e para jovens, que buscam conhecer novas pessoas e aproveitar ao máximo da viagem. Além dos quartos, os banheiros também costumam ser compartilhados.

Os hostels também contam com áreas comuns, como bar, recepção e cozinha, oferecendo cabeamento de rede para conexão à internet, além de equipamentos coletivos, como fogão, microondas e geladeiras, para que os hóspedes possam economizar ainda mais fazendo sua própria comida.

O bar é outra atração à parte, pois grande parte dos hostels oferece festinhas por lá, para que os hóspedes possam socializar. 

Por esse motivo, esse meio de hospedagem é uma excelente solução para quem busca fazer amigos, conhecer pessoas de diferentes lugares do mundo, bater um papo e até marcar um passeio turístico com as pessoas que acabou de conhecer.

Hoje em dia, é possível encontrar hostels que oferecem a opção de quartos com banheiro privativo, para duas ou três pessoas. Contudo, esse tipo de acomodação costuma ter um preço mais caro.

Importante dizer que assim como todo o meio de hospedagem, os hostels também possuem laudo de vistoria cautelar e demais documentos necessários para atestar a confiabilidade do imóvel e garantir a presença dos hóspedes.

As vantagens dos hostels

A primeira vantagem dos hostels é o preço. O valor das tarifas costuma ser muito mais atrativo do que em um hotel, mas isso não é uma regra. Por isso, é importante comparar os preços de hospedagem e os serviços oferecidos.

Mas além do preço, outras vantagens são:

  • Socialização com pessoas novas;
  • Possibilidade de fazer novos amigos;
  • Aproveitar os eventos no hostel;
  • Maior liberdade e autonomia durante a viagem.

Quanto à segurança, não é preciso se preocupar. Grande parte dos hostels contam com sistema de detecção e alarme de incêndio, bem como demais elementos para manter os hóspedes protegidos contra eventuais acidentes.

Além disso, para quem está com receio de deixar os pertences pessoais à disposição de desconhecidos, os hostels também oferecem armários com cadeado, para que você possa guardar seus itens sem se preocupar.

No entanto, quem compartilha experiências nos hostels costuma se sentir bastante seguro, mesmo quando se divide quarto com outras pessoas, pois o público costuma ser formado de jovens que estão em busca de amizade e boas experiências.

E o hotel?

Os hotéis já são velhos conhecidos dos viajantes. Resumidamente, o hotel pode ser classificado como um estabelecimento comercial especializado em oferecer acomodações para os viajantes, com classificação de uma a cinco estrelas, de acordo com o conforto, luxo e serviços oferecidos.

A maioria dos hotéis conta com serviços de portaria, como recepção, além de disponibilizar alimentação inclusa nas diárias, incluindo opções somente com café da manhã ou pensão completa (café, almoço e jantar).

Geralmente, o hotel é preferência por pessoas que não querem compartilhar o quarto e o banheiro, já que as acomodações são espaços privativos para cada hóspede. Assim, é possível dividir o quarto somente com quem está viajando com você.

Em comparação os hostels, os hotéis costumam ter um preço maior de investimento, muito por conta dos serviços oferecidos. 

Quanto mais cômodo for um quarto, por exemplo, presença de armario sob medida, banheiras, entre outros recursos, maior é o preço da diária. Os serviços também influenciam no preço.

Assim como os hostels e demais meios de hospedagem, os hotéis também têm bastante cuidado com o quesito de segurança. 

Por esse motivo, a maioria deles conta com sistemas de combate e prevenção contra incêndios, além de recursos para pressurização de escadas, durante emergências.

As vantagens dos hotéis

Embora os hotéis não sejam tão animados quanto os hostels, eles ainda aparecem como o meio de hospedagem preferido de muitas pessoas, especialmente por conta da privacidade. Afinal de contas, não é preciso compartilhar o quarto e o banheiro com outras pessoas, já que as acomodações são privativas.

Entre outras vantagens dos hotéis, destacam-se:

  • Maior oferta de serviços de quarto;
  • Maior segurança em relação aos hostels;
  • Maior conforto, com disponibilidade toalhas e roupas de cama;
  • Sem preocupação com tarefas domésticas.

Por todos esses motivos, os hotéis costumam ser os preferidos por quem viaja em família e pretende aproveitar os dias de descanso, sem ter a preocupação em fazer a sua própria comida, ou escolher os melhores horários para usar o banheiro.

Inclusive, os viajantes que desejam usufruir de uma experiência máxima de conforto podem optar por acomodações ainda mais requintadas, com lavatório de mármore, piscina no hotel, além de outros serviços.

Mas então, qual é a hospedagem ideal?

Como percebemos, tanto os hostels quanto os hotéis apresentam inúmeras vantagens. Por esse motivo, pode ser difícil decidir em qual deles se hospedar.

Sendo assim, o primeiro passo é saber qual é o seu perfil enquanto viajante. Você está disposto a fazer novas amizades? Quer conhecer pessoas de todo o canto? Está com pouca grana? Ou você não dispensa um momento sozinho, com quarto e banheiro privativos?

Ao responder todas essas perguntas, já se pode ter uma base de qual é o melhor meio de hospedagem para você.

Apesar do projeto estrutural dos hostels e hotéis ser bem parecido, com a disposição de quartos e serviços de recepção, as características de cada um deles é bem diferente. Sem contar o valor, que costuma pesar no bolso dos viajantes.

Diante disso, se você é uma pessoa aventureira que está em busca de fazer novas amizades e economizar ao máximo para continuar viajando, os hostels são uma ótima opção. 

Inclusive, alguns viajantes trocam trabalho na hospedagem (recepção, limpeza, café da manhã) por hospedagem e comida.

Essa é uma excelente alternativa para os mochileiros ou pessoas que gostam de viver viajando, sem ter uma morada fixa. Os famosos viajantes exploradores, que se aventuram em novas cidades e acumulam experiências únicas.

Mas, se você está viajando a trabalho e precisa de conforto, com boa conexão com a internet, horários bem definidos e não quer se preocupar em trocar roupa de cama, lavar sua própria toalha, entre outros afazeres, a escolha ideal talvez seja um hotel.

Claro que, hoje em dia, é possível encontrar muitas variações dos meios de hospedagem. Aliás, existem hostels que oferecem a opção de quartos privativos, com serviços únicos, bem semelhante a um hotel.

Portanto, a dica é: pesquise bastante! Somente dessa forma você irá encontrar um meio de hospedagem que atende suas necessidades, para ter uma experiência única de viagem.

Não esqueça de fazer um orçamento também, para analisar qual estabelecimento oferece as melhores condições, preço justo e formas de pagamento acessíveis para você.

Conclusão

Todo mundo gosta de curtir uma boa viagem, seja com os amigos, família ou até mesmo sozinho, se aventurando em novas descobertas, lugares e culturas. 

No entanto, é fundamental escolher um bom meio de hospedagem, já que esse é um dos fatores que mais influencia na experiência do viajante.

Entre as opções mais conhecidas, destacam-se os hostels e hotéis, que oferecem acomodações para todos os perfis de pessoas, dependendo das necessidades.

Apesar de termos várias alternativas de cada um deles, com hostels que oferecem quartos privativos e hotéis com acomodações compartilhadas, a essência é a mesma: no hostel, a socialização é a maior vantagem; enquanto nos hotéis, o conforto e a comodidade.

Claro que, além disso, o preço irá se destacar também. Em grande parte das vezes, os hostels costumam oferecer tarifas mais acessíveis, inclusive com a possibilidade de troca de trabalho.

Por conta disso, é importante que o viajante avalie suas necessidades e o quanto deseja investir em hospedagem. Tudo isso será imprescindível na hora de escolher a sua acomodação ideal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta