Islândia, país do fogo e do gelo

Islandia

A Islândia se situa na Europa, sendo conhecida mundialmente por ser considera o país do fogo e do gelo.

Essa ilha fascinante foi encontrada por navegadores no século IX, sua capital Reykjavík foi fundada em 874, e em 930 o Althing foi fundado, sendo este o Parlamento mais antigo do mundo.

A Islândia foi muito importante no que tange a exploração de terras, serviu até mesmo de palco ajudando assim o Eric (o vermelho) na descoberta da Groenlândia.  

Pequenas ilhas cercam a Islândia, essas ilhas com fortes atividades vulcânicas estremecem tudo, os irlandeses chegam a se assustar e não é para menos, o vulcão Eyjafjallajökull em sua última erupção teve suas cinzas espalhadas dificultando até mesmo as rotas aéreas. 

E o que falar das piscinas geotérmicas? São mais de 170, entre geleiras e lagoas. A Islândia é um país encantador, você precisa conhecer.

Assim como as piscinas, os parques nacionais e as cascatas formam belas atrações turísticas ao ar livre.

Amantes da natureza não podem reclamar, com ótimas paisagens é ideal para uma boa caminhada ou pedalada, canoagem entre outras práticas ao ar livre.

Quando falamos da capital da Islândia, Reykjavik é bem tranquila, no entanto as noites são badaladas.

A sua culinária é fantástica de cordeiro a peixes, sem esquecer da carne de baleia. Embutidos, queijos, é de dar água na boca. Não é mesmo?

Como chegar na Islândia?

Keflavik fica cerca de 40 km da capital, sendo este o aeroporto principal, a maioria das empresas aéreas europeias disponibilizam voos para lá. Ainda é possível encontrar voos diretos saindo de Londres, Dinamarca e Noruega.

Como se movimentar na Islândia?

Você pode optar por alugar um carro, os preços são caros e as estradas não tão boas assim, porém é uma das melhores formas de circular através das paisagens deslumbrantes.

Na capital da Islândia existem opções de pacotes para passeios, passando por muitas atrações. Sendo esta, de fato a melhor e mais indicada opção para o turista.

O que fazer na Islândia?

Você vai se deslumbrar com as paisagens. A famosa Aurora Boreal é um espetáculo, entre setembro e abril sendo estes os melhores meses para presenciar essa beleza natural. Um dos benefícios de contemplar a Aurora Boreal na Islândia é que o turista não precisa ir muito longe, em torno da capital já é possível vê-la.

Islandia

Calma que ainda não acabou, outra atração da Islândia são os gêiseres, com intervalos regulares estas fontes termais lançam águas que alcançam até 20 metros.

Entre os muitos parques que podemos encontrar na Islândia, destacamos o Haukadalur, e nele encontramos o Strokkur, um dos mais belos gêiseres da Islândia. 

Suas águas são ricas em minerais, a Lagoa Azul, é uma enorme piscina natural com sua água termal, rico em sílica, possui efeitos terapêuticos.

Parque Nacional de Thingvellir

Sua beleza natural deixa qualquer pessoa sem palavras, por este e outros motivos é reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade, o parque engloba lagos, campos e montanhas.

Sua localização está entre placas tectônicas, uma placa na Europa e a outra na América, quando as placas se separam fendas são criadas e novas paisagens geradas.

Gullfoss

Gullfoss e sua cachoeira do ouro, porque suas águas são douradas no verão. No Sul outras cachoeiras são encontradas como: Sejalandsfoss e a Skogafoss.

A cachoeira Sejalandsfoss tem uma queda d’água de 60 metros, a atração é entrar dentro da cachoeira, por trás das águas.

Outra atração da Islândia é a região de Vik, suas praias com areias negras é uma atração ímpar.

O passeio de barco pode ser encantador se você gostar de aventura, com equipamento especial é possível ver os icebergs de pertinho.

Não só de geleiras e frio vive os islandeses, no verão na capital acontece o festival de música, Secret Solstice. O detalhe é que festival acontece no Sol da Meia Noite, com duração de três dias no mês de junho quando o sol não se põe.

Qual a melhor época para ir a Islândia?

De junho a agosto seria a melhor das opções por serem também o período de férias na Islândia.

Mas independente da época do ano que você resolva viajar, encontrará opções de passeios e lazer durante o ano todo.

Porém em termos de economia procure encaixar sua viagem fora do verão onde os preços são mais altos. No inverno por exemplo os preços caem até 50%, além de ser uma economia e tanto você ainda aproveitará o esplendor da aurora boreal.

Alta temporada – meses de junho a agosto

Média temporada – meses abril, maio, setembro e outubro

Baixa temporada – de novembro a março

Lembrando que alguns passeios não ficam abertos na baixa temporada, antes de viajar se atente a consultar um roteiro com todas as informações necessárias para não ter surpresas.

Em setembro costuma ter muita tempestade, espantando muitos turistas, as neves bloqueiam as estradas, porém existem opções de passeios acessíveis durante as chuvas.

Onde se hospedar e o que levar?

A hospedagem na Islândia é considerada cara, e existe uma para cada gosto, como forma de economizar considere utilizar o Airbnb saindo mais barato do que o hotel.

Leve roupas de verão e de inverno. Isso mesmo! São mais de 18 piscinas termais você com certeza vai querer aproveitar uma delas. Porém a temperatura pode mudar a cada 5 minutos, mesmo no verão a temperatura alcança uma média de 12 Cº.

Em resumo a temperatura é inconstante é melhor se preparar.

Culinária da Islândia

Alguns dos pratos que você não pode deixar de saborear quando estiver na Islândia.

  • Cachorro quente islandês, feito com salsicha de porco.
  • Skyr, é um tipo de laticínio.
  • Peixe desidratado
  • Sopa de carne de cordeiro
  • Peixe da Islândia

A Islândia é segura?

Sem dúvidas que sim, por esse motivo está na lista dos países mais tranquilos do mundo. A Islândia ocupa a posição de primeiro lugar em passividade.

A preocupação, no entanto, fica por conta das estradas que podem ser encobertas por geleiras, ventos e fortes tempestades. Gostou de conhecer um pouco mais sobre este maravilhoso país europeu? Animado para arrumar as malas? Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato, e boa viagem.

Deixe uma resposta