Nômade digital: a arte de trabalhar viajando

Nômade digital: a arte de trabalhar viajando

nomade_digital

Sem dúvidas, um dos maiores obstáculos na vida daqueles que amam viajar são os compromissos de trabalho. Basta acompanhar sites de viagens por alguns dias para perceber que os maiores preços estão na temporada de férias coletivas.

Você já pensou em poder realizar a viagem dos sonhos, com preço acessível e sem se preocupar com o momento de voltar para casa? Essa é a realidade de um nômade digital.

Pensando nisso, elaboramos um guia para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, seguidas de uma série de dicas para que você possa obter sucesso nessa jornada. Saiba mais:

O que é ser nômade digital?

Nômade Digital é um conceito novo, que surge com o crescente desejo de jovens e adultos em se libertar de rotinas exaustivas e previsíveis.

Acima de tudo, um nômade digital é um indivíduo que trabalha de maneira autônoma e pela internet, de modo que possa fazer seus próprios horários, sem alguém que exerça sempre o papel de chefe.

Um nômade digital possui livre arbítrio para trabalhar a partir de qualquer lugar de seu interesse, seja em um escritório ou até mesmo na praia.

Pouco a pouco, o movimento tem ganhado mais força, não apenas no Brasil como em todo o mundo.

Onde vivem os nômades digitais?

Basicamente, os nômades digitais vivem sua vida de qualquer lugar do mundo. É comum que não possuam um lugar fixo ou que vivam viajando, dado que esse desejo costuma ser uma das motivações iniciais.

Como o trabalho costuma ser recebido e enviado online, um dos únicos requisitos para que um nômade digital possa trabalhar é a existência de uma rede de internet e um dispositivo com capacidade para conectar-se a ela.

No caso da realidade brasileira, onde a infraestrutura digital não é das melhores, é comum que a adaptação seja fácil em países com melhores condições.

Como se tornar nômade digital?

Ao contrário do que possa parecer, não basta possuir apenas um computador e internet para obter sucesso como nômade digital ao redor do mundo.

Caso esse seja seu objetivo, é necessário pensar em quais os tipos de serviço que você pode oferecer para obter renda suficiente ao longo da trajetória escolhida.

A menos que você já tenha experiência com carreiras de trabalho home office e freelancer, se tornar um nômade digital será uma tarefa um tanto quanto trabalhosa.

Ainda assim, é possível utilizar de suas habilidades pré-existentes e desenvolvidas em empregos tradicionais para fazer com que isso aconteça.

Principais carreiras de um nômade digital

nomade_digital

Não existe profissão específica para ser nômade digital. No entanto, existem algumas que tornam o processo mais rápido e fácil quando equilibrados com seu interesse e disposição.

Em geral, o sucesso está atrelado com a habilidade de desenvolver o mesmo trabalho, mas de maneira com que sua presença física não seja mais necessária.

Se você é um professor, por exemplo, pode passar a trabalhar em uma plataforma online de cursos.

Caso não seja, procure pensar em outras formas de aplicar seu conhecimento para obter dinheiro. Movimentos como o de nômades digitais têm ganhado força suficiente para transformar simples habilidades em novas profissões.

Nômades digitais e blogs de viagem

Nos casos em que a adaptação da profissão não é possível, é comum encontrar indivíduos que passaram a trabalhar com gerenciamento de sites ou produção de conteúdo, até mesmo aqueles relacionados com a própria rotina de viagens.

É a partir desse ponto que passam a surgir sites e blogs de viagem com conteúdo altamente qualificado, pois os resultados financeiros são apenas uma consequência da habilidade em realizar o trabalho proposto.

Além disso, não há nada melhor do que ouvir dicas de pessoas que realmente passaram pela situação retratada, sendo essa uma ótima maneira de adquirir conhecimento e obter melhores experiências.

Vantagens e desvantagens de um nômade digital

Mais do que as vantagens já citadas, como trabalhar a partir de qualquer lugar e ter liberdade para decidir quando e como fazê-lo, um nômade digital está perfeitamente apto a alcançar índices de satisfação maiores.

Conhecer novos lugares, novas culturas e novas pessoas simultaneamente enriquece as experiencias de vida de um indivíduo ao máximo.

Contudo, é comum que nômades digitais passem por situações difíceis, tanto financeiramente quanto psicologicamente, ao vivenciar certos choques de realidade.

Esse tipo de profissão dificilmente será capaz de proporcionar uma vida de luxo, mesmo com muito esforço no trabalho. Por isso, cabe repensar sempre as prioridades que se tem em mente.

Dicas para se dar bem no processo

É importante fazer o máximo possível para evitar frustrações. Acontecimentos do tipo podem te desestabilizar e jogar todos os planos por água abaixo.

Uma dica importante é se manter atento ao estilo adotado por pessoas que alcançaram sucesso nessa área. Vale lembrar que a maioria delas inicia com viagens curtas, como forma de realizar testes antes das decisões definitivas.

Tenha sempre seus objetivos em mente e nunca se sacrifique até o esgotamento. Longe de amigos e da família, será muito mais difícil recuperar o fôlego para seguir em frente.

Além disso, todo planejamento é válido e essa é a melhor maneira de evitar frustrações. Evite cultivar falsas esperanças e mantenha-se realista, buscando o máximo de preparo para enfrentar situações de emergência.

Por último, controle sua ambição e reconheça o quanto conforto e lazer são importantes. Ser nômade digital é, acima de tudo, buscar ao máximo sua própria felicidade diante das insatisfações já vividas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Please enter your name here