O que visitar no Rio de Janeiro | 2020

4 de janeiro de 2020
O Viajante

O que visitar no Rio de janeiro?

O Rio de Janeiro, também conhecido mundialmente como a cidade maravilhosa, já foi pintado, fotografado e cantado por pessoas famosas do mundo inteiro.

A cidade que arrasta milhares de turistas para o seu Carnaval e para seu espetacular Réveillon na praia de Copacabana, possui atrações para o ano todo, já que possui apenas uma estação climática: o verão!

Mais conhecida pela sua via diurna, com belas praias e belos parques, o Rio de Janeiro tem programas para todos os gostos. Dos mais turísticos e tradicionais, aos mais locais e alternativos.

Com a vitória para ser a sede das olimpíadas de 2016, o Rio de janeiro passou por inúmeras obras que agregaram ainda mais valor para o turismo da cidade, trazendo novas atividades e melhorias nas já existentes.

O que visitar no Rio de Janeiro ao Ar Livre

o-quevisitar-no-rio-de-janeiro
Rio de Janeiro

Quando se pensa em Rio de Janeiro, logo se tem em mente suas belezas naturais e seus passeios ao ar livre.

E, devido a isso, listaremos alguns desses passeios a céu aberto, na cidade maravilhosa:

  • Praia de Copacabana – É a mais famosas de todas, sem sombra de dúvidas. Também, conhecida como a princesinha do mar, é ponto certo para o turista que quer conhecer onde acontece o maior Réveillon do mundo e um dos hotéis mais famosos do Brasil: o Copacabana Palace.

É também, na praia de Copacabana que fica a famosa estátua de Carlos Drummond de Andrade, o segundo monumento mais visitado na cidade. Os turistas adoram tirar foto no local, como se estivessem conversando com o grande poeta.

A praia de Copacabana é de fácil acesso através de transporte público. No entanto, se você optar pelo carro particular, opte sempre por chegar cedo, para evitar transtornos com local para estacionamento.

  • Lagoa Rodrigo de Freitas –  A lagoa com 7,8 km de perímetro, localizada na zona sul da cidade, é famosa pela sua beleza e por abrigar eventos esportivos de grandes portes, como os jogos Pan Americanos de 2007 e as Olimpíadas de 2016. Nela é possível realizar caminhadas, andar de bicicleta ou aproveitar um passeio de pedalinhos.

A lagoa possui duas ilhas: a Ilha Piraquê (na margem oeste) e a Ilha Caiçaras, onde encontramos, respectivamente o Clube Naval e o Clube Caiçaras.

A longo de toda sua extensão, é possível se deliciar com culinárias diversas em seus quiosques e também aproveitar um pouco da sua vida noturna.

No entorno da Lagoa, você ainda poderá conhecer 3 parques: o Parque da Catacumba, o Parque do Cantagalo e o Parque dos Patins. Todos ótimos para prática de esportes ao ar livre e contato direto com a natureza.

E se, sua estadia no Rio de Janeiro for no final do ano, fique atento na data de montagem da imensa árvore de natal que fica bem no centro da Lagoa Rodrigo de Freitas, famosa pelo seu tamanho e pelas suas luzes.

  • Parque Lage –    Esse pedacinho do Parque Nacional da Tijuca, localizado aos pés do morro do Corcovado, na zona sul da cidade, possui uma área com mais de 52 hectares e é tombado pelo IPHAN.

O parque é uma mistura de belezas naturais, com jardins de moldes europeus e um conjunto arquitetônico – que abriga o Instituto de Belas Artes. Para alegria das crianças, ele ainda possui um mini aquário em argamassa e um parquinho, com uma área ótima para realização de piqueniques.

Já para os mais aventureiros, o parque possui trilhas, sendo uma delas, para o Corcovado.

Se você optar por conhecer o parque, pela manhã, não deixe de ter a experiência de tomar o café da manhã no Café Lage. Mas atenção! O local é pequeno e reservado, e costuma ficar bem cheio.

  • Jardim Botânico –  Quando se fala em Jardim Botânico do Rio, provavelmente a primeira imagem que vem à cabeça de todos, tanto moradores da cidade, como turistas, é de suas imensas palmeiras imperiais. Funciona como um importante instituto de pesquisa, pois possui 540 mil metros quadrados de área constituída da flora e fauna brasileira, além de mais de 3.000 espécies de plantas.

É o parque mais antigo do Brasil, possuindo mais de 200 anos, sendo fundado juntamente com a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil.

O Jardim Botânico também é tombado pelo IPHAN.

  • Pão de Açúcar – Definitivamente o Pão de Açúcar é um dos cartões postais mais belos do Rio de Janeiro e um dos pontos turísticos que oferece uma das vistas mais bonitas também.

Para chegar ao topo do morro, o turista precisa pegar o seu famoso bondinho, na entrada do morro da Urca, que levará o visitante aos seus dois picos.

Além da vista maravilhosa, o Morro da Urca (primeiro pico), costuma ser palco de grandes eventos noturnos como festas, shows e eventos durante todo o ano em seu anfiteatro. Portanto, vale a pena verificar a programação quando for realizar sua visita.

  • Corcovado – É nesse imenso morro que está localizado o símbolo do Rio de Janeiro e um dos principais do país: O Cristo Redentor, uma das oitavas maravilhas do mundo.

Do alto do morro e aos pés do Redentor, o turista terá uma vista panorâmica da cidade, de cair o queixo.

O acesso pode ser feito por trilhas, carros ou através dos trens ( que saem a cada meia hora da estação no Cosme Velho)

  • Saltar de Asa Delta na Pedra Bonita – Se você é do tipo aventureiro, não pode perder a oportunidade de fazer um salto duplo de asa delta, do alto da Pedra Bonita.
  • Escadaria Selarón –  Se você estiver passeando pela Lapa ou Santa Teresa, não deixe de conhecer a Escadaria Selarón, uma obra arquitetônica, decorada pelo artista chileno, Jorge Selarón.
  • Feira Nordestina de São Cristóvão –  “Batizada” como Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestina, mais conhecida como a feira de São Cristóvão, aqui é possível encontrar um pedacinho do Nordeste na cidade maravilhosa. São 700 barraquinhas distribuídas pelo local, oferecendo aos visitantes, produtos e refeições típicas do Nordeste.

Além das barraquinhas com seus produtos, o local ainda possui 2 palcos no pavilhão com músicas típicas durante a noite toda nos finais de semana.

Rio de Janeiro indoor

  • AquaRio – Inaugurado recentemente, o AquaRio, localizado no Porto Maravilha, é o maior aquário da América do Sul. São mais de 3.000 animais, de 350 espécies diferentes, distribuídos em 28 tanques, que somam mais de 4,5 milhões de litros de água salgada.

O Aquário também possui uma atividade chamada Dormindo no Aquário, que é voltado para crianças com mais de 6 anos. O evento acontece todo dia, das 18:00 às 08:00 do dia seguinte e possui 3 opções de pacote, podendo ser em grupo fechado ou não.

  • Rio Star – A mais nova atração turística do Rio de Janeiro, localizada no centro da cidade, é a maior roda gigante da América Latina. Com 54 gôndolas climatizadas e        com capacidade para até 8 pessoas, esta atração possui 88 metros de altura e leva aproximadamente 20 minutos para dar sua volta completa. Certamente será um dos pontos prediletos para uma vista panorâmica da cidade maravilhosa.
  • Museu do Amanhã – Este jovem museu, do Rio de Janeiro, tem como premissa ser um espaço para debate sobre o impacto das nossas ações na sociedade e como e o que podemos fazer para alterar o cenário do mundo e transformar o nosso destino nesse planeta. Essa proposta do museu é pioneira no mundo.
  • CCBB – O Centro Cultural do Banco do Brasil, inaugurado em 1989, é um dos centros culturais mais importante do país e o mais visitado do Brasil.

O local possui três teatros, dois auditórios, um cinema, salas de exposição e ainda, um café e um restaurante.

  • MAM – Famoso pela sua arquitetura, cenário de muitas festas, filmes e novelas, o Museu de Artes Moderna do Rio de janeiro fica localizado no Parque do Flamengo e próximo ao Aeroporto Santos Dumont, sendo de fácil acesso para quem chega ao Rio de Janeiro por essa via.

O museu possui um acervo de 15 mil obras, de artistas renomados internacionalmente além de ter um dos acervos mais importantes de arte moderna e contemporânea da América Latina

  •  Teatro Municipal – É impossível caminhar pelo Centro do Rio de Janeiro e não se impressionar com a imponência dessa construção centenária.

O teatro que já foi palco de grandes shows e eventos é o único, hoje, no Brasil, que possui simultaneamente um corpo de ballet, um coro e uma orquestra sinfônica.

Como podemos ver, o Rio de Janeiro, oferece uma infinidade de passeios e atividades que podem ser feitas em qualquer época do ano. Há divertimento para todos os gostos, desde atrações culturais até aqueles que procuram algo mais ligado a boemia que a cidade oferece com toda a sua ginga e de forma marota, como todo bom carioca é.

O turista, que divide a cidade com os moradores locais durante todo o ano, busca o calor, o sol e suas belas praias e sempre encontram uma bela recepção e muito divertimento.

Não deixe de aproveitar muitas outras dicas em nosso blog, com roteiros, dicas e muitas informações para sua viagem.