12 lugares que você precisa conhecer na Polônia

A Polônia é um país localizado no centro da Europa, ao lado de países como a Alemanha, Eslováquia, República Tcheca e Ucrânia. O fuso horário diverge com o brasileiro em 4 horas a mais e o idioma oficial é o polonês.

O contato dessa nação com a guerra é inegável e os efeitos da mesma ainda são visíveis em algumas regiões do país. Ainda assim, os índices de qualidade de vida e desenvolvimento humano são bem altos.

Varsóvia é a capital oficial do país. No entanto, há outras duas cidades da Polônia que também chamam bastante atenção dos turistas, sendo elas Cracóvia e Gdansk.

Sendo assim, preparamos uma série de pontos turísticos em cada uma delas, para você que deseja conhecer o melhor da Polônia. Confira:

Varsóvia

polônia

A capital da Polônia é conhecida pelo passado um tanto quanto trágico. Historicamente, foram duas invasões devastadoras: nazista e soviética. Os bombardeios de 1944 fizeram com que as estruturas dessa civilização tivessem que ser inteiramente reconstruídas.

1.    Parque Lazienki

O Parque Lazienki está localizado bem ao centro da cidade de Varsóvia e surgiu a partir de uma floresta que crescia no local. Hoje, a extensão do parque fica próxima de 80 hectares, sendo conhecido como o maior parque de Varsóvia.

Um dos lugares que você não deve deixar de visitar lá é o Palácio da Ilha, também conhecido como Palácio sobre a Água, já que aparenta estar flutuando sobre o Lago Lazienki.

É nesse local que também estão localizados alguns famosos monumentos em homenagem a Chopin, o famoso compositor polonês de música clássica.

2.    Palácio da Cultura e Ciência

O Palácio da Cultura e Ciência é uma das construções mais famosas da Polônia. Trata-se de um arranha-céu com pouco mais de 237 metros de altura, e foi uma iniciativa dos ditadores soviéticos nos anos 50.

São 33 andares nos quais você poderá encontrará desde teatros e museus até consultórios particulares. Estando lá, não se esqueça de visitar o 30º andar, onde será possível encontrar um mirante com vista panorâmica para a cidade.

3.    Castelo Real de Varsóvia

Sem dúvidas, trata-se de um dos castelos mais conhecidos do território polonês. O Castelo Real de Varsóvia foi inteiramente destruído com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruído em 1971 para ser reaberto ao público.

Mesmo estando aberto desde 1984, alguns aposentos ainda estão sendo restaurados para reproduzir a construção inicial. Para conhece-lo, é necessário pagar uma pequena taxa de entrada.

4.    Cidade Velha

Também chamada de Cidade Antiga, Old Town ou Stare Miasto, essa região de Varsóvia é, sem dúvidas, aquela que sofreu maior destruição com as guerras.

É nessa região que está localizado o Castelo Real, mas também há muitos outros monumentos e prédios históricos em geral. Bons exemplos são: a Igreja de Santa Ana, a Catedral de Varsóvia e o Monumento aos Insurgentes.

Cracóvia

polônia

A Cracóvia nada mais é do que a antiga capital da Polônia e por isso possui extrema importância na história desse povo. O centro histórico da Cracóvia, por exemplo, foi considerado pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

5.    Praça do Mercado

Conhecida por ser a maior praça medieval da Europa, a Praça do Mercado de Cracóvia também costuma ser mencionada como uma das mais bonitas do mundo e a mais importante da Polônia.

Além de monumentos históricos como a Torre da Antiga Prefeitura, a Praça do mercado reúne atualmente um conjunto de bares e restaurantes para entretenimento.

6.    Igreja de Santa Maria

Localizada na Praça do Mercado, a Igreja de Santa Maria é uma representação bastante famosa do estilo gótico. Além disso trata-se de um dos pontos mais importantes de Cracóvia.

A basílica possui uma torre aberta para os turistas nos meses de verão, de onde é possível obter uma excelente vista de Cracóvia.

7.    Castelo Wawel

O castelo foi uma das primeiras habitações dos reis da Polônia antes da mudança da capital para Varsóvia. Está localizado às margens do Rio Vístula, o mais longo da Polônia.

Construído sobre a Colina Wawel, o castelo possui o pátio aberto para visitação, a partir de onde é possível obter uma vista panorâmica da cidade. Lá é possível encontrar a Catedral de Wawel, também aberta ao público.

8.    Museu Oskar Schindler

O museu Oskar Schindler está localizado no antigo edifício da fábrica Deutsche Emailwaren-Fabrik (DEF) e faz referência ao combate do nazismo da Segunda Guerra Mundial.

Lá, é possível conhecer mais a respeito da história da Cracóvia e sobre os acontecimentos durante a invasão Alemã. A história da fábrica e de seu proprietário inclusive viraram filme, chamado “A Lista de Schindler”.

Gdansk

A cidade é um destino mais alternativo à Varsóvia e Cracóvia, mas ainda assim possui seu charme. A arquitetura influenciada por comerciantes diverge das outras duas cidades por ser de caráter não polonês.

9.    Golden Gate e Golden Gate

Esses são os portões que limitam o centro histórico de Gdansk. O Green Gate abriga hoje uma parte do acervo do Museu Nacional da Polônia. Juntos, os portões também demarcam o antigo espaço real da cidade.

10. Orla de Gdansk

Motlawa é o nome de um rio que passa pela cidade de Gdansk. Está localizado logo atrás do Green Gate e consiste em um ótimo lugar para passear enquanto admira as construções coloridas, além dos bares e restaurantes.

Vale lembrar que Gdansk é considerada a capital do âmbar, e por isso será possível encontrar muitas peças feitas com o material.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Please enter your name here