Praias do Sul do Brasil reservam belezas naturais

7 de setembro de 2018
O Viajante

Quando se fala em Sul do Brasil, dificilmente pensamos em praia, sempre lembramos do inverno e das montanhas. Mas o Sul não é só frio e reserva praias especiais para diferenciar os roteiros.

Vale lembrar que os estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – têm inverno rigoroso e meses de chuvas então para curtir o litoral, do jeito que tem que ser, precisa necessariamente ser nos meses de verão.

O litoral sul é formado por costas baixas e arenosas, principalmente entre o sul de Santa Catarina e o Chuí, além de extensas lagoas no Rio Grande do Sul.

Entre o leste de Santa Catarina e o Paraná predomina a costa de morros com pouca variedade, já que esse tipo de costa se estende do Espírito Santo a Santa Catarina.

É bastante recortado no Paraná, já que a serra do Mar volta a estar próxima do litoral.

Na costa catarinense há colinas formadas pelo desgaste das escarpas da serra do Mar. Com uma faixa costeira ampla e retilínea, o estado do Rio Grande do Sul é marcado pela laguna dos Patos e lagoa Mirim, que são formadas pelo fechamento de restingas.

No litoral sul, é possível obter paisagens preservadas e pitorescas, com floresta nativas e águas cristalinas. Quando se fala em praias do sul do país, as localizadas no estado de Santa Catarina, são as queridinhas. Mas os outros estados também reservam praias lindas.

Vamos listar algumas praias do sul do Brasil para auxiliar você na elaboração do seu roteiro de viagem. Confira os 5 melhores roteiros com praias no Sul do Brasil:

Florianópolis – Santa Catarina

No alto da lista das cidades mais visitadas por estrangeiros, Florianópolis encanta por sua variedade de praias e pela capacidade de agradar todo tipo de público. Não é pra menos. Conhecida como Ilha da Magia, costuma-se afirmar que a capital tem 42 praias, mas há quem diga que esse número é ainda maior.

A ilha de Florianópolis guarda algumas das praias mais deliciosas do país e percorrê-la de carro é uma das 10 melhores rotas para fazer de carro pelo Brasil.

O ideal é ficar, no mínimo, dois dias por lá, um para conhecer o norte da ilha, de praias mais movimentadas e baías calmas, e outro para desbravar o sul, de praias mais sossegadas, geralmente mais baratas e boas para surfar.

Entre o movimento dos badalados balneários e a tranquilidade das praias mais remotas em meio à Mata Atlântica, destaca-se o roteiro de barco até a Costa da Lagoa com direito a cachoeira ou uma visita à Lagoa do Peri.

E para deixar o passeio completo, as rotas gastronômicas são uma atração à parte: Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui são duas das mais antigas colônias de pescadores da Ilha de Santa Catarina, enquanto Ribeirão da Ilha é o maior produtor de ostras do Brasil.

A Praia do Jurerê é uma das mais procuradas por turistas que visitam Florianópolis. Com aproximadamente 3 quilômetros de extensão. Muita gente diz que esse lugar, são dois mundos. Uma linha imaginária divide um lado, a Praia de Jurerê, onde se encontram hotéis, pousadas e casas de veraneio, ideais para famílias.

Do outro lado, está Jurerê Internacional. Trata-se de uma praia que ganha aspectos de Miami Beach. Ou seja, um cenário que conta com mansões milionárias, carros importados e muita gente bonita, claro!

Balneário Camburiú- Santa Catarina

Considerado o primeiro município em qualidade de vida de Santa Catarina, Balneário Camboriú também se orgulha da estrutura impecável do Parque Unipraias.

O complexo de lazer, que une por meio de 47 bondinhos três dos mais belos pontos naturais da região – Barra Sul, Morro da Aguada e Praia de Laranjeiras–, está entre as melhores dicas de roteiro em Balneário Camboriú.

A vida noturna também é animada na concorrida Green Valley ou em um delicioso luau à beira mar na praia do Estaleirinho.

Em Balneário Camburiú também fica uma praia muito polêmica – a Praia do Pinho – famosa e bela praia do litoral catarinense, a Praia do Pinho está a apenas 80 quilômetros da capital catarinense.

E, ela é polêmica por ser a primeira praia naturista oficial brasileira. Isso mesmo, seu público é mente aberta e propõe um novo estilo de vida para a sociedade. Então para visitar o local precisa estar totalmente despido, entre outras regras.

Mas se você quer curtir uma praia como qualquer outra pessoa, Camburiú reserva praias lindas, como a praia de Laranjeiras que oferece mar calmo, quiosques e charme de sobra.

Praia das Cabras – Rio Grande do Sul

Fica em Tramandaí, também no Rio Grande do Sul, na fronteira entre o balneário de Cidreira e Tramandaí. É um lugar paradisíaco, com cerca de 10 quilômetros de dunas espetaculares.

Durante o passeio, você pode perceber que elas se movem. À medida que o vento avança, a areia se movimenta, moldando e reposicionando as dunas.

Além da beleza cênica, o local é habitat de diversas espécies de aves, anfíbios, répteis, crustáceos, etc. Atualmente, grande área dessa região abriga o Parque Eólico de Tramandaí, de modo que parte dessas dunas já não pode mais ser percorrida.

Praia das Encantadas – Paraná

O Paraná também possui praias estonteantes. A Praia das Encantadas, localizada na Ilha do Mel, no município de Paranaguá, é uma delas. É recomendada para quem busca calmaria durante o dia e maior movimento à noite.

Dividida em duas praias distintas (a de Fora e a de Dentro), a Praia de Encantadas, sem dúvida alguma é considerada uma das praias mais bonitas do Paraná.

Seu ponto turístico principal é a Gruta das Encantadas, localizada no Mar de Fora e que é considerado por muitos turistas que visitam o lugar mais bonito da Ilha do Mel.

A área é exuberante, está em frente ao mar aberto e mostra o lado mais selvagem da Ilha. Já o Mar de Dentro é mais calmo, conta com variados tipos de comércio e é onde os turistas e moradores desembarcam quando chegam à Encantadas.

Com bares, restaurantes e pousadas ao redor, fica impossível não se divertir. Para chegar na praia, você pode fazer uma trilha de cerca de duas horas ou pegar um barco em Nova Brasília.