Rio das Ostras, o que saber antes de ir?

Rio das Ostras está localizada a 170 Km da cidade do Rio de Janeiro, sendo privilegiada pelos encantos da natureza. Contando com 14 praias, lagoas, ilhas, mirantes, costões e parques.

Rio das Ostras está de braços abertos para receber todos os tipos de viajantes. Se no seu roteiro encontra-se a Região dos Lagos vale a pena dá uma esticadinha até esta encantadora cidade do interior fluminense.

Como chegar?

Saindo da Capital atravessando a Ponte Rio Niterói, percorrendo a BR 101 em direção a Rio Bonito e depois Região dos Lagos.

De ônibus basta se dirigir a Rodoviária Novo Rio, caminhando até o guichê da Autoviação 1001 e adquirindo sua passagem sem nenhuma burocracia.

Além dessas belezas naturais Rio das Ostras conta com estruturas edificadas para agradar todos os gostos.

Na parte cultural merece destaque:

  • Biblioteca Municipal, Teatro Municipal de Rio das Ostras, Casa de Cultura
  • Sala da Cultura do Cinema, Poço de Pedras, Praça do artesão
  • Centro Ferroviário de Cultura, Casa das Bonecas, Praça do Trem
  • Oficina de Luteria, Sítio Arueológico Sambaqui da Tarioba
  • Escola Municipal de Dança Helba Nogueira, Casa de Música Geraldo Carneiro

Na parte Eco rural temos:

  • Costões Rochosos, Sítio Arqueológico, Figueira Centenária
  • Rio das Ostras, Lagoa de Iriri, Praça da Baleia
  • Orla de Costa Azul, Parque de Costa Azul, Parque dos Pássaros
  • Pier de Costa Azul

O que mais ver em Rio das Ostras?

Praias

Sem dúvida o maior atrativo de Rio das Ostras são as praias.

A Praia da Tartaruga por exemplo possui ótima estrutura para receber os turistas, o nome é claro se da as tartarugas marinhas que se abrigam nessa praia. Águas calmas com ambiente tranquilo.

A Praia da Tartaruga quando vista de cima é possível identificar uma rocha que possui o formato de uma, não podemos esquecer de mencionar a importância do Projeto Tamar na preservação dessas belezinhas marinhas.

Nesta praia também são realizados alguns festivais ao ar livre como por exemplo: festival de Jazz e Blues.

Mais a top mesmo é a Praia da Costa Azul, com pousadas, restaurantes e quiosques, os viajantes não tem do que reclamar.

A Praia Costa Azul se estende até o Pier de Costazul, são 200 metros para que você possa contemplar o mar mais de perto, uma experiência para o resto da vida.

A Praça da Baleia fica de frente ao Pier de Costazul em Rio das Ostras. Opções de lazer não faltam por aqui, ideal para toda a família, barraquinhas, comidas, e a praça faz jus ao nome com sua escultura da baleia Jubarte medindo 20 metros em comprimento.

A Praia da Joana embora não atraia os turistas por falta de estrutura, é recomendada para quem tem filhos pequenos, sendo tranquila é ideal para um mergulho com os pequenos.

Praia do Centro, para sair do centro a saída é através da praia. Calma, limpa e muito tranquila sendo inclusive a predileta dos turistas que desejam tranquilidade e ao mesmo tempo não querem se afastar o centro da cidade.

A Praia do Centro se parece com uma piscina se assim podemos dizer, onde os pais podem levar as crianças para nadar e brincar na areia sem muita preocupação.

Praia do Cemitério, fica localizada ao lado da Praia do centro. Pura aventura, o encontro do Rio com o Mar merece ser fotografado. É uma praia considerada rústica, sua paisagem é fascinante.

Praia de Areias Negras, não é tão grande, porém é uma das mais lindas de Rio das Ostras. O nome dessa praia provém de suas areias com coloração escura devido à presença de “monazita” uma substância medicinal.

Uma praia pequenina com 100 metros de comprimentos, formando pequenas piscinas naturais, com pedras que ajudam a manter um visual belo. Ideal para quem deseja relaxar atraindo também adeptos da pesca de arremesso.

Para mais informações sobre as Praias de Rio das Ostras considere acessar o link do Circuito de praias.

Lagoa do Iriry

A Lagoa do Iriry em Rio das Ostras é famosa, também conhecida como Lagoa da Coca-Cola por conta da cor da sua água.

O local possui quiosques para bem servir os banhistas, possuindo ainda um mirante com 20 metros de altura, de modo que é possível contemplar toda a lagoa e parte da cidade do alto.

Parque Municipal

Situado cerca de 10 Km do centro de Rio das Ostras, o Parque Municipal é um ambiente tranquilo e amigável, seja pra uma caminhada, piquenique ou trilhas ecológicas.

O Parque conta com um playground, alguns aparelhos para a prática de exercícios físicos e a sombra de muitas árvores, passando por Rio das Ostras não deixe de visitar.

Visite a Casa da Cultura Bento Costa Júnior

Um verdadeiro show de cultura, sediada em um belíssimo prédio colonial que remota ao século XVII que era utilizada para guardar artefatos de pesca, redes e demais apetrechos.

A Casa de Cultura Bento Costa Junior criada no ano de 1997 foi o que promoveu essas atividades na Casa.

A casa mantém um espaço para exposição, promovendo atividades culturais, oficinas de artesanatos em geral, oficinas de desenho, artes plásticas, além de um Teatro que conta com algumas apresentações de quintal.

Ao se planejar para uma visita procure checar a agenda a fim de não perder nenhuma atividade desta Casa de Cultura em Rio das Ostras.

Festival de frutos do mar

O Festival de frutos do mar acontece há quase 20 anos na cidade de Rio de Ostras. Em época do festival os restaurantes competem entre si, e o público juntamente com os jurados possam escolher o melhor prato do ano.

Muitas pessoas aproveitam o festival para saborear pratos finos por um preço mais em conta, girando em torno de R$ 30,00. O evento costuma ocorrer em outubro, as datas são confirmadas, se informe se pretende conhecer Rio das Ostras durante o período para não perder nada.

Deixe uma resposta