Turismo na Amazônia | Você devia conhecer!

2 de fevereiro de 2020
O Viajante

Você sabia que a Amazônia concentra mais da metade das florestas tropicais ao redor do globo? Somente com essas informações podemos imaginar a imensidão da beleza natural e a riqueza da vida selvagem que a floresta amazônica abriga. Hoje, trouxemos algumas dicas para você que está pensando em se aventurar no turismo na Amazônia. Vamos?

TURISMO NA AMAZÔNIA E SUA VARIEDADE DE ATRATIVOS

turismo_na_amazonia
Turismo na Amazônia | Você devia conhecer!

Existem poucos destinos de viagem que apresentam oportunidades únicas e variadas de contato com a biodiversidade, como a região amazônica.

O turismo na Amazônia pode ser adorável, e se você é um fã da vida selvagem, temos certeza de que será uma experiência inesquecível. As atividades turísticas da região podem ser difíceis de acessar, mas você pode contar com a ajuda de profissionais especializados e com uma boa vontade de fazer valer cada segundo.

NA AMAZÔNIA, VOCÊ PODE NADAR COM BOTOS COR-DE-ROSA.

 Sua experiência de viagem na Amazon só estará completa após um mergulho com um dos personagens mais emblemáticos da região. Os golfinhos cor de rosa são animais que representam a essência do Rio Negro, são dóceis e atraídos por instrutores para que os turistas possam alimentá-los e observar suas atividades.

Oportunidades fotográficas práticas são uma excelente opção para bons registros durante o turismo na Amazônia.

ASSISTA À REUNIÃO DA ÁGUA

O fenômeno hidrológico que ocorre nas regiões amazônicas é inesquecível.

O encontro das águas é uma atração que ocorre devido ao encontro dos rios Negro e Solimões. É possível observar as águas escuras e barrentas entrando em confluência, mas sem se misturar. Isto é devido a diferenças de temperatura e densidade da água. O fenômeno pode ser observado até de longe, como no Embratel Lookout, por exemplo. Mas se você quiser, pode ir de barco até a reunião próxima para observar de perto. Só não pense em nadar nessas águas, elas são perigosas e profundas.

CONHEÇA A COMUNIDADE LOCAL

Sair da sua zona de conforto é uma das principais características do turismo na Amazônia. Conhecer a comunidade local e seus hábitos pode ser uma grande oportunidade de experimentar a cultura de um povo com costumes diferentes aos quais você está acostumado.

 Existem várias vilas e pousadas para os turistas apreciarem a culinária local, pernoitar em uma sala simples, atividades de pesca e observação de jacarés, visitas às casas de Caboclos e afins.

Certamente esta experiência permitirá que você veja a vida com outros olhos.

ENCONTRE TRIBOS INDÍGENAS

Algumas tribos da Amazônia costumam receber turistas, mas essa é uma prática que deve ser guiada por operadores turísticos sérios. Como exemplo, podemos citar a tribo Dessana, uma das mais visitadas da região. Os índios não podem caçar ou intervir em certas regiões florestais protegidas, por isso se beneficiam do turismo em suas instalações para vender objetos artesanais que produzem.

Você experimentará uma verdadeira imersão, onde poderá ser recebido por rituais, poderá observar danças típicas e ouvir arranjos nos próprios instrumentos das tribos.

APRECIE O PARQUE NACIONAL DE ANAVILHANAS

Durante o seu passeio pela Amazônia, você não pode perder o Parque Nacional Anavilhanas, um arquipélago incrível que reúne mais de 400 ilhas, sendo considerado uma das maiores ilhas de água doce do mundo. Um verdadeiro labirinto de rios está presente no local, com canais que podem levar a vários outros passeios pela região, como praias da ilha e trilhas de água, trechos de flores inundados. A região fica entre Manaus e Novo Airão e recebe dezenas de turistas ao longo do ano.

EXPLORE A VIDA SELVAGEM DA AMAZÔNIA

Talvez o que mais atraia turistas para a Amazônia seja a possibilidade de observação da vida selvagem. Apesar da abundante biodiversidade e rica fauna, a observação de espécies não pode ser vista tão facilmente quanto no Pantanal, por exemplo.

No entanto, com um bom guia ou equipe, você poderá descobrir o melhor da floresta amazônica e acessar os melhores locais para observação da selva, incluindo várias espécies de pássaros e macacos.

Se você ainda quer mais aventura, pode se aventurar em um passeio noturno de observação, onde poderá ver as criaturas noturnas mais distintas. Você gostou das nossas dicas de turismo na Amazônia?

Aproveite para deixar seu comentário ou sugestão! Esperamos ter ajudado você a tomar uma decisão positiva para a viagem à Amazônia, sem dúvida será uma experiência única.