Ushuaia, um destino muito subestimado!
Algumas pessoas costumam visitar para conhecer e saber quais os principais pontos turísticos em Ushuaia.
Um dos destinos mais incríveis e fascinantes que você pode conhecer é Ushuaia, a cidade mais austral do mundo e a mais próxima da Península Antártica. Ela também é a capital da famosa Terra do Fogo na Argentina, mas a sua localização é tão peculiar que a região está mais próxima da Antártica do que da capital de seu país, Buenos Aires.
Muitos se perguntam qual a melhor época para viajar para Ushuaia. A resposta não é simples, pois depende do que você deseja encontrar. Como cada uma das estações do ano oferece características climáticas bem diferentes, é importante avaliar qual época combina melhor com o seu perfil de viajante.
Para muitos, a melhor época do ano para visitar Ushuaia é durante o verão, quando é possível aproveitar dias mais longos e menos gelados. Fica mais agradável fazer qualquer passeio, além de ser a melhor chance de ver pinguins, uma vez que temporada desses simpáticos bichinhos na cidade vai de outubro a março.
Já para outras pessoas, nada melhor do que chegar na cidade e contemplar as montanhas repletas de neve. O inverno é a temporada ideal para esquiar e fazer atividades na neve e Ushuaia possui a temporada mais longa das estações de esqui da América do Sul, com neve garantida do final de junho ao final de setembro.
A cidade apresenta uma temperatura média anual de 6ºC. No verão, a média fica em torno dos 10ºC. Já no inverno, 2ºC. Além da temperatura, você precisa considerar que em Ushuaia os ventos são frequentes e gelados, fazendo a sensação térmica ser ainda mais baixa. No inverno, em dias mais extremos, a temperatura pode atingir a marca de -20ºC.
Quer saber quais pontos turísticos em Ushuaia visitar? Confira algumas informações antes disso:
Portanto, prepare-se: invista em roupas térmicas, gorros, bota de trekking, casacos corta-vento, calçado impermeável e de solado antiderrapante, calças e casacos impermeáveis. Não esqueça também de levar filtro solar, protetor labial e óculos escuros, que são considerados itens indispensáveis por lá.
Sim, é verdade. Os preços das atividades turísticas e dos restaurantes são muito caros em Ushuaia. Entretanto, dependendo da época do ano, você vai sentir uma pequena variação nos preços e conseguir fazer uma viagem um pouco mais econômica.
A dica para você que deseja conhecer os pontos turísticos em Ushuaia é se planejar com antecedência para economizar dinheiro para a viagem.
Aproveite as promoções das companhias aéreas e pesquise preços de hotéis em Ushuaia. Você pode parcelar a sua hospedagem em 12 vezes sem juros e sem IOF! Preparamos para você uma seleção das 5 atrações dentre os pontos turísticos em Ushuaia, imperdíveis na cidade, confira:
Esse é um passeio considerado quase obrigatório em Ushuaia. Uma curiosidade é que dentro do parque está a agência de correios mais austral do planeta. Muitas pessoas levam seus cartões-postais já escritos para enviar a família, amigos e até para si mesmo como recordação!
Você pode desbravar a região por conta própria caminhando ou alugando um carro. A maioria dos turistas prefere pagar para fazer um tour com guias especializados. O passeio costuma render ótimas fotos!
As excursões tradicionais são mais práticas e oferecem um bom panorama geral das atrações. O circuito é feito em ônibus, com paradas para caminhadas curtas e de baixa dificuldade. É a opção ideal para quem está viajando com crianças, idosos ou quem não gosta de caminhar muito. Já outras excursões oferecem trechos mais longos de caminhada e ainda podem incluir passeios de caiaque.
O parque possui uma boa estrutura turística com alguns restaurantes e banheiros. Apesar de ficar aberto durante o ano inteiro, o melhor período para aproveitar o parque é durante o verão, quando os dias são mais longos e o frio menos intenso.
É dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego que está o Trem do Fim do Mundo. O trajeto percorre paisagens deslumbrantes, montanhas nevadas, rios, lagos e bosques virgens, numa viagem única que dura uma hora. O percurso é realizado na réplica do trem que transportava os presidiários para abastecer lenha para a população de Ushuaia há 100 anos. Esse também é considerado um dos melhores pontos turísticos em Ushuaia.
O ponto de partida do passeio é a Estação do Fim do Mundo, localizada a 8 km de Ushuaia. É realizada uma parada na cascata Macarena e a última parte do trajeto é feito dentro do parque. O trem funciona durante 365 dias do ano, em diferentes horários de acordo com a época do ano. Vale a pena fazer o passeio!
Quem gosta de adrenalina não pode deixar de fazer uma caminhada até a Laguna Esmeralda. A trilha é repleta de bosques, lagos, rios e cachoeiras. A paisagem dos vales cercados pela Cordilheira dos Andes é belíssima!
A trilha dura cinco horas, com 10km de ida e volta e exige condicionamento físico e disposição. Apesar de não ser considerada uma trilha muito difícil, ela conta com alguns obstáculos no caminho que podem dificultar o trajeto para quem não possui preparação física. Quer um dos melhores pontos turísticos em Ushuaia? Esse é ele.
O passeio pelo Canal de Beagle é muito procurado pelos turistas na região. E não é por menos: você vai ficar encantado com as paisagens deslumbrantes ao navegar esse canal que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.
Durante a navegação é possível avistar muitos lobos marinhos e inúmeras aves curiosas, que são muito parecidas com os pinguins. O passeio pode ser realizado de catamarã, iate ou veleiro, que saem do porto turístico de Ushuaia.
No porto você encontra também a placa mais famosa da cidade e que dá o título tão famoso dessa região. É uma área com grande fluxo de turistas e com muita movimentação ao longo de todo o ano.
Cerro Castor é uma estação de esqui de Ushuaia, a apenas 195 metros sobre o nível do mar e com uma altitude de 1050 metros. Essa localização geográfica contribui para uma melhor condição aeróbica para quem aproveita as suas pistas.
É o único ski resort da Argentina que oferece quatro meses de temporada (de junho a outubro) de neve do topo até a base. É possível não somente esquiar por lá, mas também praticar o snowboard, inclusive em modalidade fora da pista. O complexo possui escola para adultos e crianças, além de um snowpark para aperfeiçoar as manobras.
A infraestrutura também conta com sete restaurantes e algumas lanchonetes. A base da estação e toda a vila do Cerro Castor oferece Wi-Fi liberado para você postar fotos e vídeos maravilhosos em suas redes sociais.
Agora que você já sabe quais os principais pontos turísticos e tudo sobre Ushuaia chegou a hora de completar mais ainda a sua viagem e adquirir um pacote de excursão com a Funny Times e surrpender aquele seu grupo de amigos.
E então? Partiu Ushuaia? Só depende de você!