USHUAIA — GUIA COMPLETO

Considerado como sendo o centro urbano mais ao sul do planeta — apesar de Puerto Williams, no Chile, ser um cadinho mais para baixo —, Ushuaia, a Cidade do Fim do Mundo, é um verdadeiro espetáculo para qualquer turista.

Com excelentes opções de trilhas, passeios de trem, muita natureza e cultura, este pedacinho da icônica Terra do Fogo consegue agradar tanto os mais aventureiros, quanto aqueles viajantes mais tranquilos, que só estão em busca de descanso.

E como o que não falta é atividade nesse destino, resolvemos fazer um guia completo com tudo que você poderá conferir por lá em apenas 5 dias de viagem. Quer saber mais? Então vamos lá!

POR QUE IR A USHUAIA?

USHUAIA
USHUAIA

Uma coisa que é bom ter em mente é que a cidade de Ushuaia em si não tem muitos atrativos para os turistas. Aqui não é o tipo de lugar que você gostaria de passar dias e dias andando de uma rua para outra.

No entanto, este é um lugar que serve como ponto de apoio para vários outros passeios muito interessantes, e são eles que servem de motivo para uma viagem até este extremo da Patagônia Argentina.

ROTEIRO EM USHUAIA

DIA 1: CITY WALK

Uma boa ideia para o primeiro dia é fazer uma caminhadinha pela cidade e juntar as energias para os passeios. Quem sabe aqui nesse passeio caso você não queira ficar andando a pé pela cidade não seja uma boa opção contratar um pacote de excursão? Caso tenha interesse a Funny Times possui excelentes opções.

Aqui é possível conhecer o Porto Comercial de Ushuaia — banhado pelo Canal do Beagle, na Bahía — e a famosa Placa do Fim do Mundo. Além disso, também cabe nesse dia uma ida até o Museu Marítimo e Presídio, um local que mostra bastante sobre a história de Ushuaia , seu povo e seu surgimento.

Sem dúvidas você poderá se divertir e ainda conhecer o contexto geral da cidade e ficar mais rico ainda de conhecimento.

DIA 2: PARQUE NACIONAL DA TERRA DO FOGO E TREM DO FIM DO MUNDO

Localizado a apenas 12km da cidade, às margens do Canal de Beagle, o Parque Nacional Tierra del Fuego é um dos grandes pontos turísticos de Ushuaia. E uma das maneiras mais conhecidas de se chegar até lá é por meio de outro cartão postal: o Trem Austral Fueguino, mais conhecido como o Trem do Fim do Mundo.

O tempo de viagem até o parque por meio do trem é de cerca de 1h50m e custa em média 50 dólares o passeio. No entanto, também é possível chegar até lá de táxi ou até com alguma excursão, como seria o caso das que a Funny Times oferece. A equipe especializada cuida de todos os detalhes enquanto você apenas relaxa durante o seu tempo em Ushuaia.

DIA 3: CANAL DE BEAGLE

Quem vai para Ushuaia durante o verão (entre Outubro e Março), pode aproveitar o passeio pelo Canal de Beagle para ver de perto as ilhas dos pássaros, Martillo, dos lobos-marinhos e farol Les Eclaireurs.

A Ilha dos pássaros é a que concentra a maior quantidade aves na região. Na Martillo o grande lance é  conhecer os pequeninos pinguins de Magalhães, que recebem os visitantes e ainda passeiam ao lado deles. A ilha dos lobos-marinhos indica pelo nome quem são seus donos e o no farol Les Eclaireurs é possível avistar diversos tipos de aves e mamíferos, incluindo baleias-de-bryde.

A cidade é composta por poucas ruas e muitas ladeiras com escadarias. A principal avenida é a San Martin, onde se localiza a maior parte das lojas, restaurantes, bares e agencias de viagem. Paralela, encontra-se a avenida Maipu, também conhecida como Costanera. Essas são também as melhores ruas para fazer câmbio. 

A Maipu e San Martin são as ruas mais baixas e muito fáceis de circular a pé. Na verdade a cidade toda é pequena, e não fosse as íngremes subidas para as ruas mais altas, seria tudo perfeito. Já para as atrações, existem taxis, remis, vans e ônibus, cuja maioria saem do Muelle Turistico, Av Maipu esquina Calle 25 de Mayo.

GASTRONOMIA LOCAL

Cidade mais austral das Américas, Ushuaia é o último ponto antes da Antártida.

Além do turismo sempre presente, ela é portuária e sobrevive da pesca. Por isso, deliciar-se com as famosas “centollas” — espécie de caranguejo gigante vermelho —, trutas e frutos do mar típicos da região em um dos seus restaurantes é sempre uma boa pedida. Não deixe de experimentar também a cerveja e vinho locais.

 

REGIÃO DOS LAGOS

A região dos lagos de Ushuaia não pode faltar em um roteiro pela Patagônia Argentina. Dentro de um 4×4 com muita aventura, paisagens de cair o queixo se descortinam pela janela por meio do vale do rio Olivia em direção ao Paso Garibaldi, com destino aos lagos Escondido e Fagnano.

No final da jornada pelo bosque, onde os castores constroem seus diques um churrasco típico com vinho, chocolate quente e música esperam em um refúgio nas margens do lago Fagnano. Sem dúvidas você irá desfrutar de uma das melhores sensações ao estar em Ushuaia.

Como se estivesse dentro de uma animação da Disney, vários animaizinhos aparecem com o cheiro da comida para fazer companhia as visitas, como raposas e condores. Creio que você não vai querer ficar de fora.

CONCLUSÃO SOBRE O DESTINO: USHUAIA

Eu creio que depois se conhecer todos esses detalhes que foram mencionados ao longo desse conteúdo sobre Ushuaia você deva estar morrendo de vontade de partir ainda hoje para lá. Acertei? E por que não consultar a nossa equipe especializada e conferir os melhores preços de passagens, hospedagens e ainda fazer uma incrível excursão de van.

Aposto que você está cheio de ideias sobre o que fazer e onde ir quando chegar pela primeira vez nesta incrível cidade. Mas não se preocupe com esses detalhes, nós da Funny Times cuidaremos disso pra você.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e compartilhe com aquele seu amigo que você sabe que ama viajar. Tudo indica que o próximo destino de vocês possa vir a ser Ushuaia, só depende de você!

Leave a Reply