Areia que canta – Brotas, São Paulo

13 de abril de 2020
O Viajante

É amante de viagem e está buscando seu próximo destino? Esse texto foi feito para você! Hoje a nossa dica de lugar se situa em São Paulo, e que se chama Areia que Canta, sendo um dos locais mais procurados da região de Brotas, então vamos conhecê-la melhor antes de ir?

Conhecendo a Areia que Canta

Ao mencionar “Areia que Canta” estamos falando de uma fazenda ou sítio (como preferir), que fica situada a 15km do centro da cidade de São Paulo e permite a vista de uma nascente encantadora de água cristalina, localizada no meio da mata nativa, além de uma piscina natural cujo diâmetro é de 10 metros.

Areia que canta - Brotas, São Paulo

A “Areia que Canta”, sendo uma nascente, se forma no meio de uma areia branca, com grãos extremamente finos de quartzo, que ao ocorrer uma fricção entre esses grãos, um agradável som de cuíca é emitido. E esse é o significado do nome “Areia que Canta”, incrível ne?

Uma informação legal é que essa nascente já foi objeto de muitos estudos geológicos, demonstrando as suas particularidades, a sua formação, algumas curiosidades interessantes, bem como sua história.

Esses detalhes em conjunto fazem com que sua estadia seja encantadora e cativante, e principalmente tranquilidade.

Podemos dizer com tranquilidade que esse destino será um espetáculo natural, pois além do cenário deleitoso, é oferecido aos visitantes uma trilha na mata que beira o Rio Tamanduá, acompanhado de banhos nos poços e em corredeiras deste Rio.

O hotel da Areia que Canta

Inicialmente a Areia que Canta era apenas uma fazenda de cunho agrícola, hoje se tornou um sítio voltado para o turismo, oferecendo algumas atividades que são denominadas de Ecoturismo, além de um hotel fazenda.

Toda essa estrutura preserva suas atividades frutíferas, enquanto os hóspedes ou visitantes são devidamente recebidos e alojados.

Essa nascente sofreu essa alteração de agrícola para turística devido as complicações que passou após perceber que o volume de brotação da água era tão alto que podia liberar cerca de 70.000 litros por hora – sendo capaz até de ser responsável pela formação de um rio, por exemplo – que uma imensa área alagada foi formada, e esta era inadequada para as atividades de agricultura.

Isso contribuiu para a atividade turística voltada para esse lugar, em meados da década de 1990, coincidindo inclusive com o início do turismo de uma forma geral na cidade de Brotas (SP).

O hotel deste lugar apresenta uma infraestrutura preparada para conciliar a conservação da beleza natural com a estadia daqueles que visitam.

Areia que canta - Brotas, São Paulo

E para quem está se perguntando onde fica o hotel, ele está instalado e incorporado na própria fazenda, e isso proporciona uma experimentação de vida do campo, bem como o contato com esse exuberante show natural.

Essa grande área é composta por árvores e espécies frutíferas devidamente preservadas, além de espelhos d’água, alguns animais que são considerados de fazenda, plantas e flores diversificadas e variadas.

Mas não se engane, apesar de toda essa oferta de bens naturais tão exposto, o hotel apresenta uma higiene e conforto excepcional.

O preço pode variar de R$ 644,00 – R$ 1.144,00 (baseando-se nas tarifas de quartos standard). Tudo vai depender do pacote escolhido por você com suas preferências.

Estrutura: apartamentos, lazer e ecoturismo

O hotel aproveitou as particularidades locais e asseguraram uma boa distância entre cada apartamento, o que contribui para uma privacidade maior bem como o sossego dos hóspedes.

Cada apartamento tem mais ou menos 10m2, o que é uma medida maior que a usual nas hotelarias, ou seja, mais aconchego e bem-estar.

Como comentado acima, esse hotel fornece aos hóspedes uma experiência com a vida de campo, e os apartamentos seguem nessa linha, pois cada apartamento oferece uma característica individual: um tem uma varanda privativa com rede; outro apartamento oferta vista para o lago etc.

Quanto ao ecoturismo, o hotel promete que as atividades ofertadas farão com que seu ritmo seja diminuído, além de uma conexão especial com a natureza. Alguns exemplos de atividade são:

– Visita à nascente da Areia que Canta;

– Espaço propício para a exploração de belezas naturais ali presentes;

– Muita água para natação;

– Tirolesa sobre o lago;

– Pesca (e nessa atividade é ofertado, mediante pagamento de uma taxa pequena, equipamentos para exercer essa atividade)

– Passeio a cavalo com circuito pela fazenda (o circuito inclui trilho pelo rio Tamanduá, prainha do lago, banho no rio, visita à nascente Areia que Canta)

– Passeio de charrete

– Ordenha de vaca

– Passeio de trator

No geral, essas atividades servem para estimular o descanso do hóspede e o retorno de algumas tradições culturais da própria fazenda e, também, do interior. Não se preocupe, existem monitores para te acompanhar nessas atividades, é tudo bem controlado e fiscalizado.

O hotel também oferece um café da tarde (que acontece entre 16h e 17h voltado para hóspedes, e ocorre o terraço da fonte), massagem (entre 16h e 20h, cobra-se uma taxa à parte) e monitoria na brinquedoteca (sábado das 14h às 16h e domingo entre os horários de 10h e 12h).

Algumas atividades são livres e dispensam a presença de monitores, como sauna à vapor, toboágua no lago, pedalinho e barco a remo no lago (na área de complexo aquático), pesca esportiva, visita a horta, Museu Casa da Fazenda, Circuito Fazenda (pela fazenda), tênis de mesa, salão de jogos, cantos de sossego (na área de jogos e relaxamento), bem como campos de futebol ou mini-golfe e nas quadras de tênis ou beach-volley (nas quadras e campos).

Avaliações

No site “Férias Brasil” vemos que a avaliação sobre a Areia que Canta é bastante positiva, elogiando principalmente os monitores pelo suporte, e que a nenhum momento a monotonia chega e não tem como ficar parado, pois sempre tem novidade.

No site “Tripadvisor” a nota deste hotel é de 4,5 de 5,0, tido como excelente, diante de 760 avaliações, e é nº 1 de 8 hoteis em Brotas, São Paulo.

Em sua maioria, as avaliações caracterizam o hotel como um local relaxante e calmo, e que seria um ótimo lugar para morar. Esperamos que tenha gostado!