A diversidade da Culinária Brasileira

O brasil, por se tratar de um pais de proporções continentais, consegue incluir em seus pratos culinários diversas características de várias regiões. Não há quem não conheça a culinária gaúcha, culinária mineira, entre outras.

Existem diversos pratos característicos do nosso Brasil, como a feijoada, o churrasco, entre outros. Ao viajar de norte a sul, você vislumbra com culturas totalmente diferentes que são levadas pela região e pelo clima local, tudo sendo influenciado por raízes dos antepassados e por anos de aprimoramento.

Confira também: Pedra da Gávea.

Exemplos de Pratos da Culinária Brasileira

Exemplos como o chimarrão no sul do país, o famoso almoço mineiro no forno a lenha, a carne seca do nordeste, entre outros, servem como um excelente cardápio para o turista, seja ele do exterior ou de qualquer região do Brasil.

Para quem vem visitar o pais e tem a oportunidade de conhecer regiões distintas, pode perceber claramente a diferença da culinária e até mesmo dos costumes locais, dependendo da região de estadia. Se você passa uma semana conhecendo a Bahia e depois conhece o Rio Grande do Sul, tudo mudo, parece que você está em outro pais, e olha que até o vocabulário muda bastante, com gírias e expressões.

Particularidades da comida mineira, como panelas de barro, fogão a lenha, cozinhas bastante simples e que demonstram um amor pela culinária, retratam pratos maravilhosos e que são degustados pelo mundo todo, como as clássicas farofas, feijões tropeiros, carne de panela, entre outras.

Além de fazer parte do costume local, a culinária envolve também o meio de sustento da população, trazendo grandes churrascos por conta dos gados nos pampas gaúchos, a carne de sol no nordeste visto que a região é bastante quente e fez-se necessário o uso da mesma, diversos peixes na região do Pantanal impressionam pela beleza e pela vida que traz ao prato, com tempero e legumes acompanhando que ajudam muito.

Concluindo, para se ter exatidão do que quer comer no Brasil, você deve visitar cada canto do pais e degustar por diversos pratos, para então, poder ter ideia do tamanho da diversidade que temos na cozinha, respeitando cada estilo e gosto, sabendo que tudo sofreu influencias do passado e que, independente de tudo, agregam valor a nossa cultura e ao nosso turismo de modo geral, trazendo visitantes do mundo todo para nos conhecer e conhecer nossos pratos. De norte a sul, tudo o que se faz é feito com carinho e com muita força de vontade por diversos trabalhadores nesse ramo.

Leave a Reply