5 Lugares para ir em Salvador [DICA 10 PRAIAS BÔNUS]

lugares-para-ir-em-salvador

Conhecer os lugares para ir em salvador, uma das cidades mais ensolaradas do mundo, com temperaturas elevadas o ano inteiro, assim é Salvador, a capital da Bahia é uma cidade que reúne atrações e eventos para todos os gostos.

lugares-para-ir-em-salvador

Um pouco de história dentro dos lugares para ir em Salvador

Quer conhecer a história do Brasil? A capital baiana é rica em pontos históricos que remetem ao início da colonização brasileira. A primeira sede da administração colonial portuguesa do Brasil foi instalada em Salvador, uma das cidades mais antigas da América.

Sabia que em alguns lugares em Salvador é possível ver nos dias atuais construções do período colonial? São sobrados, igrejas, conventos, palacetes, todos restaurados com o cuidado de preservar suas características arquitetônicas originais.

Reconhecimentos internacionais de Salvador

lugares-para-ir-em-salvador

Reconhecida internacionalmente por sua gastronomia típica, boa música, praia, calor e claro tem o Carnaval mais animado do país, com seus trios elétricos que atrai visitantes de várias partes do mundo. Aliás a cidade está no Guiness Book por ser palco da maior festa de rua do mundo.

Confira também: Cachoeiras em sp

Salvador é tudo junto e misturado; raças, credos e cores tornam suas características ainda mais marcantes, além disso, seu povo é muito hospitaleiro e acolhe os visitantes com muito sorriso, deve ser por isso que não tem época para conhecer a cidade.

Salvador está dividida territorialmente como Cidade Alta e Cidade Baixa, isso porque ela foi fundada em cima de uma falha geográfica de aproximadamente 75 metros e por conta do que seria falha, criou-se uma atração da cidade.

Pontos turísticos e os lugares para ir em Salvador

lugares-para-ir-em-salvador
Entre os lugares para ir em salvador, os mais visitados estão o Elevador Lacerda, Farol da Barra, Mercado Modelo, Pelourinho e Igreja do Senhor do Bonfim.

Elevador Lacerda

lugares-para-ir-em-salvador

Lembra da Cidade Baixa e Cidade Alta, então o Elevador foi construído para facilitar o acesso das pessoas aos dois pontos. Inaugurado em 1873, o Elevador Lacerda, leva esse nome devido ao seu idealizador Antônio de Lacerda.

Hoje, o Elevador é um dos pontos turísticos mais visitados e é um verdadeiro cartão portal, aliás dá pra entender o motivo, já que é um dos lugares para ir em salvador onde é possível ter uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos, do Mercado Modelo e do Forte de São Marcelo.

Farol da Barra

lugares-para-ir-em-salvador

Construído no Forte de Santo Antônio da Barra, o Farol é um dos marcos dos lugares para ir em salvador onde  Salvador, sua construção é do século XVII, mas a torre atual é de 1839. Sua construção teve o objetivo de orientar os navegantes, após um naufrágio próximo ao forte. Atualmente os turistas podem acessar o interior do Farol de terça a domingo das 8h30 às 19h.

Mercado Modelo

lugares-para-ir-em-salvador

Situado no bairro do Comércio, o mercado possui 8.410 metros quadrados e dois pavimentos, com sua arquitetura neoclássica, abriga 263 lojas com muita variedade em artesanato, temperos, presentes e lembranças típicas da Bahia, como as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim.
O Mercado também faz parte do roteiro de cerca de 80% dos turistas de Salvador. O espaço está diante da Baía de Todos os Santos, vizinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico.

A edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Pelourinho

lugares-para-ir-em-salvador

Conhecido por suas ladeiras, o Pelourinho foi o primeiro bairro de Salvador. Na época da colonização ele era habitado pelas famílias ricas e destinado ao comércio local. Hoje ele está totalmente restaurado e transformado em um centro cultural com bares e restaurantes. Foi pelas ruas de Pelourinho que em 1996 o cantor Michael Jackson gravou o clipe da música “They Don’t Care About Us”, um momento histórico para Salvador.

Igreja do Senhor do Bonfim

lugares-para-ir-em-salvador

Outro ponto dos lugares para ir em salvador é a Igreja do Senhor Bonfim, construída em 1754, tendo como estilo dominante o Neoclassicismo e Rococó, ela fica na Colina Sagrada, no Monte Serrat, um dos pontos mais altos de Salvador, é lá que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim. Se você estiver visitando a capital baiana em janeiro, vale a pena conferir a Lavagem das Escadarias com Água de Cheiro – conhecida como a Lavagem do Bonfim – que acontece na segunda quinta-feira do mês.

Na ocasião uma grande procissão, com saída da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, segue até a Igreja do Bonfim. Evento que marca a tradição e cultura do povo há dois séculos.

E as praias para ir em Salvador?

lugares-para-ir-em-salvador

Salvador é a cidade que contempla 50 quilômetros de litoral, então prepare-se para conhecer as mais belas praias para ir em Salvador com paisagens no litoral baiano. Vão aí algumas das praias mais conhecidas e procuradas pelos turistas.

Porto da Barra

lugares-para-ir-em-salvador

Águas claras e calmas, ideal para banho. Dela é possível avistar a Baía de Todos os Santos. Praia ideal para assistir ao pôr-do-sol e curtir com a família, um dos melhores lugares para ir em salvador.

Farol da Barra

lugares-para-ir-em-salvador

Nessa praia é possível praticar surf e também mergulhar. Seu calçadão possui excelente estrutura ao turista. Na maré baixa diversas piscinas naturais se formam, o que a torna ainda mais convidativa ao banho.

Ondina

lugares-para-ir-em-salvador

Localizada em uma área nobre, essa está entre as mais frequentadas, ideal para nado e mergulho. Seus recifes formam piscinas naturais e deixam o mar bem calmo.

No calçadão ainda é possível ter acesso a quadras esportivas e local para as caminhadas.

Rio Vermelho

lugares-para-ir-em-salvador

Aqui é para quem curte a vida noturna dos lugares para ir em Salvador a noite. Ótimo local para degustar acarajés nos diversos quiosques das baianas.

Amaralina

lugares-para-ir-em-salvador

Praia com ondas fortes, aqui a pesca esportiva é liberada. Também é bastante usada pelos amantes de caminhadas e corridas. Por ter as águas agitadas, os surfistas adoram, mas com isso, a praia fica imprópria para os banhistas.

Itapuã

lugares-para-ir-em-salvador

Passar a tarde em Itapuã, essa é uma das melhores praias para curtir o dia com a família. Lugar calmo de areia clara, não é a toa que é bastante frequentada.

Itapuã ainda reserva diversas piscinas naturais formada pelos arrecifes na orla. O local também abriga o Farol de Itapuã, incrível para as fotos.

Stella Maris

lugares-para-ir-em-salvador

Ideal para quem curte privacidade e praticidade ao mesmo tempo. O bairro abriga muitos resorts e casas de veraneio e já se tornou a praia preferida para diversão e agito. Seu cenário é rico em coqueiros e piscinas naturais de águas transparentes. Como ela fica um pouco distante o ideal é tirar o dia todo para curtir a praia.

Praia do Flamengo
lugares-para-ir-em-salvador

Ótima para curtir o dia com conforto, pois as barracas contam com mesas, cadeiras, espreguiçadeiras, serviços de massagistas, duchas e espaço para as crianças. A praia costuma ficar lotada, mesmo tendo as águas agitadas. Também é bastante usada por surfistas.

Praia de Piatã

lugares-para-ir-em-salvador

Boas ondas, calçadão, águas calmas, coqueiral, areia amarelada, dunas, barzinhos, música ao vivo e claro o mar azulado para te deixar ainda mais relaxado nesses lugares para ir em salvador.

Praia dos Artistas

lugares-para-ir-em-salvador

Muito frequentada por artistas na década de 70, possui ondas fortes, mas seu movimento se concentra nas diversas barracas, com culinária agradável a todos os moradores e turistas.

Não esqueça de provar pratos típicos da baia, entre eles o acarajé, vatapá e a caldeirada.

Sabia que por dia são vendidos 50 mil acarajés nas barraquinhas pelas baianas? Então não vai faltar oportunidade de provar essa iguaria dos MELHORES  lugares para ir em salvador,
Bom agora cabe fazer as malas e escolher qual região ficar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Please enter your name here