Mar-Morto
Mar Morto

O Mar Morto, uma das mais belas maravilhas do mundo, é um lago salgado localizado no ponto mais baixo da Terra. O Mar Morto fica a mais de 300 metros abaixo do nível do mar, o que o torna o lago salgado mais baixo do mundo. Suas condições adversas são o que impedem qualquer tipo de vida, daí o nome.

Localizado no vale do Jordão, foi formado pelos movimentos das placas tectônicas árabes e africanas. Sua única fonte de água é o rio Jordão, que flui do topo das colinas de Golã para culminar no Mar Morto.

Apesar das recentes tentativas de declarar o Mar Morto como Patrimônio Mundial, seu estado vem se deteriorando progressivamente nos últimos anos com um nível do mar gradualmente mais baixo.

Os visitantes adoram se cobrir com lama negra natural cheia de minerais, disponível com total liberdade. É considerado um dos produtos de limpeza de pele mais saudáveis, enquanto a água é um remédio para aqueles que sofrem de psoríase.

Suas qualidades medicinais remontam aos tempos bíblicos, quando o rei Davi e Herodes, o Grande, foram lá para se refugiar. Os egípcios usavam seus bálsamos nos processos de mumificação. 

Atualmente, os sais, minerais, loções e medicamentos do Mar Morto são tão difundidos que é possível encontrá-los em quase qualquer lugar do mundo.

Mar-Morto
Mar Morto | Conheça esse destino Incrível!

Apesar do calor intenso da região, o Mar Morto é um destino turístico popular entre visitantes de todo o mundo e entre os habitantes locais. O vale do Jordão é uma das áreas mais quentes de Israel, mas tem uma alta ocupação o ano todo. 

Uma mistura de vistas irresistíveis de águas cristalinas, os picos circundantes e as planícies do deserto, combinados com hotéis de luxo, fazem dele o destino de férias perfeito.

Mar Morto nos dias atuais

Nos anos 30, o Mar Morto tinha uma área de cerca de mil quilômetros quadrados. Hoje, ele não chega a 650. A queda no nível do mar, segundo a Autoridade Israelense de Água, é o resultado de dois fatores principais: o desvio de fontes de água e a extração de minerais.

No passado, as águas do rio Jordão e seu afluente, o rio Yarmuk, corriam para o sul e enchiam o mar Morto.

Nas últimas décadas, no entanto, barragens foram construídas em Israel, Síria e Jordânia, o que impede o fluxo de água para o lago de sal.

Além das barragens, o bombeamento realizado pelas fábricas de produtos mineralizados israelenses e jordanianos em suas costas diminuiu ainda mais os níveis de líquidos. Como resultado, o nível da água do Mar Morto cai a uma taxa incrível de 30 centímetros por ano.

Isso não surpreende os visitantes da região, que ano após ano têm que andar cada vez mais para chegar à água. As casas de guarda que antes ficavam à beira-mar agora são abandonadas como um lembrete claro da retirada da linha do mar.

O fenômeno é particularmente negativo para a geologia do Mar Morto e gera um forte impacto ambiental, pois coloca em risco animais, vegetação e fenômenos físicos, como formações de sal.

O que pode ser feito para impedir que o Mar Morto seque ainda mais? De acordo com o EcoPeace, a solução é permitir o fluxo de água adicional para o baixo rio Jordão e o Mar Morto e reduzir as atividades de mineração de Israel e da Jordânia, que utilizam os recursos dos lagos para as indústrias minerais.

Isso pode impedir que a maravilha natural encolha e permita que todos desfrutem de sua beleza nos próximos anos.

Atrações no Mar Morto

O Mar Morto é um refúgio para atrações turísticas e oportunidades de viagem. 

  • Esfoliação corporal com lama negra

Vamos começar pelas atividades “tradicionais” do Mar Morto: esfoliação corporal com lama negra. Suas férias não seriam completas sem eles. Vá para Mineral Beach, onde uma infinita piscina natural de lama negra espera por você.

Desça a lama escorregadia com cuidado e aproveite enquanto os minerais da lama abrem os poros da sua pele. Quando você lava a lama, após a secagem, sua pele fica macia e limpa como nunca antes. É uma sensação maravilhosa, não perca! 

  • Cavernas de Qumran

Este é o local onde os pergaminhos do Mar Morto foram descobertos. Nesse lugar, você pode caminhar até as colinas, explorar as cavernas onde os manuscritos antigos foram descobertos e ver as antigas ruínas da comunidade dos Essênios. A história e os resultados que foram escavados aqui são extraordinários.

  • Ein Gedi Spa

Este é um popular spa e centro de bem-estar localizado na costa do Mar Morto. O spa possui piscinas naturais de enxofre, que têm um cheiro não tão agradável, mas são visitadas por muitos, graças às suas propriedades curativas. Ele também tem uma piscina de água doce e oferecem vários tratamentos de beleza, saúde e até mesmo massagens.

  • Clube de Paraquedismo Sky Dive

Depois de relaxar, é hora de levantar a adrenalina com algumas atividades. Que lugar melhor do que o clube Sky Dive! Localizado no sopé da maravilhosa Massada, este clube oferece pacotes de paraquedismo em um dos lugares mais bonitos do planeta. O Mar Morto é um lugar incrível e você precisa conhecer!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui