Onde surfar no Brasil?

27 de junho de 2020
O Viajante

Então, onde surfar no Brasil? O Brasil está entre os 7 países no mundo em que se concentram as praias mais bonitas, e com isso, muitas de nossas praias são aptas para a prática do surf.

Hoje trouxemos alguns lugares que costumam ser referências para os surfistas, e então você pode se inspirar para ir a esses lugares.

Ao escolher uma praia boa para o surf, é importante levar em consideração que não somente as águas em si devem ser consideradas, como também o local, se é seguro ou se tem algum aporte profissional, por exemplo. Surfar é muito bom, porém tome os devidos cuidados.

Onde surfar no Brasil?

Fernando de Noronha (Pernambuco)

As praias de Fernando de Noronha são consideradas como o Havaí Brasileiro, e isso se dá (na maior parte) por conta da sua localização geográfica, o que permite a formação de ondas mais propícias para o surf.

A praia do Cacimbe do Padre é a mais famosa por conta daqueles “tubos cilíndricos” que a onde consegue formar, esse tipo de onda é muito visto em filmes, e nós vemos isso como algo impossível, porém em nosso território brasileiro podemos encontrar ondas famosas nas telinhas.

Em outros lugares de Fernando de Noronha conseguimos perceber que o turismo é voltado para outras atividades, como mergulho ou até mesmo passeio de Buggy. Por ser muito conhecido e visitado como frequência, entendemos que Fernando de Noronha pode ser uma boa alternativa para viajar e surfar.

Baía Formosa (Rio Grande do Norte)

No Rio Grande do Norte encontramos a maior parte da Mata Atlântica da área, além de belezas naturais para agradar a sua visita. Durante todo o ano, a Baía Formosa consegue transformar o mar em uma espécie de parque, permitindo que a praia fique mais preparada e divertida para aos surfistas.

Os pontos mais procurados e concorridos da Baía Formosa são Pontal e Mar Aberto, e por isso, deve ser o seu destino também, pois com mais movimentação, você não corre o risco de ser deserto, com o benefício de fazer novas amizades do surf. Para aqueles que procuram relaxar, visitar a Lagoa da Coca-Cola e a praia do Porto deve ser imprescindível.

Mata de São João (Bahia)

A Polinésia Brasileira, como é chamada a Mata de São João na Bahia, costuma ser um dos locais mais procurados por surfistas, isso porque estamos falando de um paraíso particular que ganhamos da natureza.

Na Praia do Forte podemos encontrar um mar em que as ondas formadas possuem um fundo recheado com coral. E, do lado de fora do mar, é interessante conhecer o Projeto Tamar que é voltado para a segurança de espécies do Reino animal aquático, com o foco nas tartarugas.

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Deixamos o Rio de Janeiro por último de propósito, pois não há quem nunca ouviu falar dessa cidade tão famosa e com tantas riquezas naturais.

Bem no fim do Recreio dos Bandeirantes, é possível encontrar a maior concorrências de surfistas, pois essa área é muito boa para o surf. Porém, se você deseja encontrar um lugar para estacionar, é importante chegar bem cedo no local, pois como dito, é muito concorrido. Agora é só aproveitar!