Top 5 Cachoeiras em São Paulo [Lista Atualizada]

cachoeiras-em-sp

Cachoeiras em sp, alternativas para quem quer fugir da praia. Se você está em busca de curtir as férias em algumas das cachoeiras em sao paulo, mas quer fugir das praias e ao mesmo tempo não quer ficar ao lado da lareira, ou simplesmente curtir o campo, as cachoeiras são boas opções.

cachoeiras-em-sp

Porque ir em alguma  das cachoeiras em SP?

As melhores viagens nacionais, sem ter que pegar o avião é possível curtir uns dias de descanso, sem onerar muito o bolso, pois se tratando de cachoeira cachoeiras em sp, normalmente não se paga a visitação, exceto se ela ficar em alguma propriedade particular.

Por ser uma cachoeira, é sempre bom lembrar que muitos acessos podem ser mais difíceis, com trilhas, subidas e descidas, muitos lugares escorregadios, e, claro muitos insetos, então não esqueça o repelente, tenha sempre um bom tênis para a caminhada, leve um lanche, e sempre, pesquise sobre o lugar, pois muitas vezes, as pessoas não tem experiência com esse tipo de aventura e acabam se machucando.

cachoeiras-em-sp

Lembrando: Em algumas delas é possível fazer a visita com o apoio de um guia.

Cuidados com as cachoeiras de SP

Nem sempre as cachoeiras são lugares para levar as crianças, pois além dos caminhos de difícil acesso, pode ter o risco de acidentes, na própria cachoeira, mas em algumas as crianças também são bem vindas.

Então pesquise sempre e acompanhe aqui dicas de 5 cachoeiras em sao paulo, todas aqui no Estado de São Paulo mesmo (caso você for daqui), que podem te agradar, quem sabe você já vai conhecer uma no próximo final de semana!

Cachoeira Véu da Noiva

cachoeiras-em-sp

O nome sugestivo é simplesmente pelo fato de remeter ao acessório que as noivas usam, sempre brancos e bem compridos. A Cachoeira Véu da Noiva impressiona pelo tamanho, seu paredão de granito de 60 metros e suas águas que caem suavemente fazem com que o local seja bastante usado para prática de esportes radicais.

A Cachoeira fica em Cubatão no estado de sp e está localizada na região sul, próxima das Ruínas Lagoinha. Para chegar ao local é preciso encarar uma trilha de 4 Km, mas a vista compensa, já que durante o percurso é possível contemplar a Mata Atlântica, ver alguns animais silvestres pelo caminho e ainda se banhar nas águas da cachoeira e em outras quedas que podem ser vistas ao longo do percurso.

O acesso é indicado que seja feito com a presença de um guia credenciado, pois como é preciso enfrentar a mata, ele tem experiência no trajeto e sabe os melhores caminhos para ver a plenitude do véu.

Cachoeira do Prumirim

cachoeiras-em-sp

Seu acesso é bem fácil por meio de uma trilha de apenas 3 minutos com saída do quilômetro 30 da Rodovia Rio – Santos, no estado de sp.

Ela está entre as principais cachoeiras em sao paulo, fica em Ubatuba. Pelo seu fácil acesso ela é uma das preferências para quem quer curtir uma água de cachoeira e renovar as energias, já que a cachoeira é uma sequência de poços com hidromassagens naturais.

Se seguir pelo rio é possível acessar a praia do Prumirim, onde bem em frente está a Ilha do Prumirim, famosa entre os mergulhadores.

Confira também: Viagens de trens pelo Brasil nos dias de hoje!

Cachoeira do Saltão

cachoeiras-em-sp

Se você seguir no interior do Estado de sao paulo, também encontra uma série de cachoeiras. Uma bastante visitada é a cachoeira do Saltão, com uma queda de 75 metros, ela fica na cidade de Itirapina, próximo a Brotas.

O poço da cachoeira é indicado para banho e atinge uma profundidade de 4 metros.
Para acessar essas cachoeiras em sp, é necessário pagar o acesso, pois fica em uma propriedade particular, mas você ainda pode aproveitar o dia completo no espaço, pois conta com apartamentos para locação ou área reservada para camping.

A cachoeira do Saltão é uma das três cachoeiras do Parque Mirantes das Águas. As cachoeiras Monjolinho e Ferradura completam o trio e você pode aproveitar para conhecer as três.

Cachoeira do Paraíso

cachoeiras-em-sp

Não é a toa que a cachoeira leva esse nome. Formada por várias piscinas naturais, rasas e fundas, a cachoeira do Paraíso fica a 25 Km do Centro de Peruíbe, litoral do estado de sp. Para quem gosta de cachoeira em são paulo, esse passeio deve fazer parte da sua lista.

A cachoeira do Paraíso faz parte da Estação Ecológica de Jureia-Itatins, no Interior do Parque Estadual do Itinguçu. Ela possui uma queda com inclinação de aproximadamente 60º graus de inclinação e 17 metros de comprimento, e forma um enorme toboágua natural. No verão ela se torna um dos maiores atrativos de Peruíbe.

Para acessar o parque é necessário chegar cedo. Pois por se tratar de uma Estação Ecológica, a visitação é controlada, com o limite de 270 visitantes diários. Apesar disso, a entrada é gratuita e conta com recursos como lanchonetes e banheiros.

Poço Azul

cachoeiras-em-sp

A cachoeira do Poço Azul é um local paradisíaco e fica na Serra da Mantiqueira, na divisa do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro, na cidade de Lavrinhas, onde também é possível participar de outras atrações e passeios.

Com águas cristalinas, a mágica acontece devido ao sulfato de alumínio presente na água, assim ela fica mais azulada. Para acessar essa cachoeira em sp é preciso fazer uma trilha, mas logo no início é possível ver diversas formações rochosas, usada para escalada.

Caminhando logo à frente avista-se o rio Jacu, com águas cristalinas em tons azulados, que será necessária fazer a travessia, para seguir a trilha e subir o morro, de onde avista-se a Serra da Mantiqueira e algumas cidades do Vale do Paraíba.

Para acessar o Poço Azul o trecho é bem íngreme, então é preciso reforçar a atenção e descer com cuidado. Depois é hora de se refrescar e curtir as águas límpidas.

Estar e visitar uma cachoeira com certeza deve ser uma experiência divertida, então não se arrisque, tenha mais cuidado do que o normal.

Cuidados quando for em algumas das cachoeiras em sp!

Sempre verifique a profundidade antes de pular, diferente de piscina, o nível da água sempre se altera, cuidado com pedras e evite fazer as trilhas de acesso de chinelos, você pode se machucar.

Não atravesse uma corredeira, ela pode parecer fácil, mas muitas vezes as águas enganam, leve o protetor solar e claro uma roupa confortável, aproveite para relaxar e meditar.

E aí qual sua cachoeira preferida?

Confira também: As melhores praias do Sul do Brasil

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Please enter your name here